ESTATÍSTICA NO MESTRADO EM ZOOTECNIA DA UNIMONTES: DA CONFORMAÇÃO DA TÉCNICA ESTATÍSTICA AOS PROPÓSITOS DO PROGRAMA
Palavras-chave:
Estatística, Meta-análise, Experimento, ModelagemResumo
Este resumo tem como objetivo analisar a conformação dos procedimentos estatísticos utilizados nas dissertações do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no decênio 2010-2020, aos estudos propostos nas pesquisas desenvolvidas no período. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa a partir de meta-análise sobre um corpus constituído de 162 textos produzidos nesse intervalo de tempo. Os dados revelaram a seguinte distribuição de técnicas estatísticas: 19 pesquisas utilizaram apenas a estatística descritiva (tabelas e gráficos); 121 estudos foram conduzidos por meio de experimentação com delineamentos variados, que foram analisados por meio, principalmente, da análise de variância; e os demais estudos, 22 no total, avançaram para análises mais complexas, como a modelagem e modelos lineares generalizados. O que é possível inferir acerca das escolhas das técnicas estatísticas no mestrado em Zootecnia é que, dada a especificidade regional de desenvolvimento e afirmação de arranjos produtivos relacionados, sobretudo, à criação, manejo e melhoramento de animais domésticos e de produção, as pesquisas experimentais e suas técnicas estão correlacionadas aos propósitos do programa.