PARA ALÉM DO INGLÊS: UMA ABORDAGEM CRÍTICA, MULTIDISCIPLINAR E TRANSLINGUE PARA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Autores

  • Brenda Mourão Pricinoti

Palavras-chave:

Educação Bilíngue, Práticas Translíngues, Interdisciplinaridade, Formação de Professores, CLIL

Resumo

O ensino de inglês é frequentemente associado ao acesso a oportunidades globais; no entanto, tais valorizações estão inseridas em estruturas geopolíticas e socioculturais que exigem exame crítico. Pervaiz et al. (2020) demonstram que línguas hegemônicas sustentam regimes de dominação e marginalização, reforçando dinâmicas contemporâneas de imperialismo linguístico. Menezes de Souza (2010) argumenta que a globalização intensifica essas desigualdades, enquanto Megale (2019) mostra que, no Brasil, a educação bilíngue frequentemente reproduz assimetrias sociais devido à sua concentração em instituições privadas que atendem grupos sociais seletivos. Apesar disso, os programas bilíngues — especialmente na educação infantil — têm se expandido significativamente, embora esse crescimento não tenha sido acompanhado por investimentos contínuos na formação docente. Melo e Menezes (2022) destacam que a educação bilíngue na infância demanda formações linguísticas, cognitivas e socioculturais específicas, ainda insuficientemente contempladas. Esses achados dialogam com minha dissertação de mestrado, Teacher, eu quero a chable (Pricinoti, 2023), em que analisei práticas translíngues na educação infantil, demonstrando a necessidade de pedagogias fundamentadas em orientações críticas e situadas. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são centrais para a educação bilíngue contemporânea e se alinham ao foco multidisciplinar deste evento. Abordagens como CLIL reconfiguram fronteiras epistemológicas ao integrar conteúdos e língua, desafiando a fragmentação disciplinar e promovendo pedagogias alinhadas às demandas globais complexas. Com base nesse referencial, desenvolvi um curso de extensão vinculado à minha pesquisa de doutorado, fundamentado em pesquisa-ação e na análise de conteúdo de Bardin (1977), criando espaços dialógicos para examinar criticamente metodologias bilíngues, práticas translíngues e suas implicações sociopolíticas. Os resultados reforçam a urgência de reestruturar a formação docente por meio de referenciais críticos informados por Lynn Mario (2010, 2011) e Freire (1970, 1987), evidenciando a importância de preparar professores desde a educação infantil para consolidar uma educação bilíngue crítica, equitativa e socialmente transformadora.

DOI: 10.56238/sevenVIIImulti2026-033

Downloads

Publicado

2025-12-01