QUICIENTISTA: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Jordana Lima Braga
  • Marília Sobral Souza
  • Wildson Max Barbosa da Silva
  • Solange de Oliveira Pinheiro

Palavras-chave:

Cientista, Jogo das três pistas, Proposta Lúdica, Ensino de Química

Resumo

Os jogos didáticos são propostas lúdicas que favorecem a construção coletiva do conhecimento, dinamizando e melhorando o foco dos alunos durante as aulas. Ressalta-se que, essas atividades visam ao mesmo tempo motivar, gerar prazer e estimular o desenvolvimento. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do jogo QuiCientista como proposta lúdica para o ensino de Química. O jogo consiste em uma adaptação do “jogo das três pistas”, contendo cartas que abordam os principais cientistas de três eixos temáticos da Química: Modelos Atômicos, Tabela Periódica e Mulheres na Ciência. Em suma, o capítulo propõe por meio da elaboração do jogo QuiCientista uma reflexão sobre os assuntos da Química e os caminhos para um ensino mais dinâmico e eficaz. Assim, busca que sua aplicação possibilite aos alunos uma aprendizagem mais prazerosa, interativa e eficaz, capaz de despertar o interesse e a curiosidade pelos conteúdos de Química.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.038-006

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Braga, J. L., Souza, M. S., da Silva, W. M. B., & Pinheiro, S. de O. (2024). QUICIENTISTA: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Seven Editora. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/6300