QUICIENTISTA: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Palavras-chave:
Cientista, Jogo das três pistas, Proposta Lúdica, Ensino de QuímicaResumo
Os jogos didáticos são propostas lúdicas que favorecem a construção coletiva do conhecimento, dinamizando e melhorando o foco dos alunos durante as aulas. Ressalta-se que, essas atividades visam ao mesmo tempo motivar, gerar prazer e estimular o desenvolvimento. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do jogo QuiCientista como proposta lúdica para o ensino de Química. O jogo consiste em uma adaptação do “jogo das três pistas”, contendo cartas que abordam os principais cientistas de três eixos temáticos da Química: Modelos Atômicos, Tabela Periódica e Mulheres na Ciência. Em suma, o capítulo propõe por meio da elaboração do jogo QuiCientista uma reflexão sobre os assuntos da Química e os caminhos para um ensino mais dinâmico e eficaz. Assim, busca que sua aplicação possibilite aos alunos uma aprendizagem mais prazerosa, interativa e eficaz, capaz de despertar o interesse e a curiosidade pelos conteúdos de Química.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jordana Lima Braga, Marília Sobral Souza, Wildson Max Barbosa da Silva, Solange de Oliveira Pinheiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.