ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT EM ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Francieli Dalla Costa Rebelatto
  • Eliane Tavares Herber
  • Ricardo Adriano Antonelli
  • Sérgio Paes de Barros

Palavras-chave:

Estresse, Síndrome de Burnout, Ciências Contábeis

Resumo

Esta pesquisa buscou avaliar a variação do nível de estresse e da síndrome de Burnout durante o ano letivo de 2019 dos alunos do Curso de Ciências Contábeis. A presente pesquisa classifica-se como descritiva, quantitativa e trata-se de um survey. Com relação aos resultados, constatou-se que os estudantes apresentaram mais sintomas nas fases de resistência e exaustão, demonstrando cronificação do estresse com o passar do ano. Com relação ao Burnout, ocorreu maior pontuação nos constructos Estudo e Relacionamento Pessoal, com maiores valores absolutos nos dois primeiros bimestres, apesar de não configurar discrepância estatística relevante. O estudo contribui para planejamentos de propostas pedagógicas que possibilitem a melhor reorganização das demandas acadêmicas para fins de diminuir o absenteísmo e abandono do curso.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-070 

Publicado

2025-04-23

Como Citar

Rebelatto, F. D. C., Herber, E. T., Antonelli, R. A., & de Barros, S. P. (2025). ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT EM ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Seven Editora. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/6986