ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT EM ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Palavras-chave:
Estresse, Síndrome de Burnout, Ciências ContábeisResumo
Esta pesquisa buscou avaliar a variação do nível de estresse e da síndrome de Burnout durante o ano letivo de 2019 dos alunos do Curso de Ciências Contábeis. A presente pesquisa classifica-se como descritiva, quantitativa e trata-se de um survey. Com relação aos resultados, constatou-se que os estudantes apresentaram mais sintomas nas fases de resistência e exaustão, demonstrando cronificação do estresse com o passar do ano. Com relação ao Burnout, ocorreu maior pontuação nos constructos Estudo e Relacionamento Pessoal, com maiores valores absolutos nos dois primeiros bimestres, apesar de não configurar discrepância estatística relevante. O estudo contribui para planejamentos de propostas pedagógicas que possibilitem a melhor reorganização das demandas acadêmicas para fins de diminuir o absenteísmo e abandono do curso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francieli Dalla Costa Rebelatto, Eliane Tavares Herber, Ricardo Adriano Antonelli, Sérgio Paes de Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.