ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO, SOB AS PERSPECTIVAS GRÁFICA E SEMIÓTICA, DA PUBLICIDADE EXIBIDA NOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DO CLUSTER DE COURO, CALÇADOS E ARTEFAS, NO SETOR DE RESTAURANTES DA CIDADE DE BOGOTÁ, NA COLÔMBIA
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv4n4-034Palavras-chave:
Discurso Publicitário, Publicidade Popular, Cluster de Artigos de Couro e Calçados, Semiótica e Gráfica Popular, Funções DiscursivasResumo
O bairro Restrepo, da localidade Antonio Nariño, da cidade de Bogotá na Colômbia, nascido na década de 1930, agradece aos assentamentos de trabalhadores migrantes das zonas rurais periféricas; desde seu nascimento foi considerado um bairro obrero, tal vez pelo mesmo lugar localizado no sul da cidade. Mais adiante, no bairro há uma igreja popular, uma praça de mercado e uma multidão de reparadores e fabricantes de calzado. Esses sapatos ubicaron seus locais comerciais e fábricas, em muitas ocasiões, no interior de suas casas, desde onde publicitaron, um albedrío livre, seus produtos e serviços; de tal maneira, foi gerado um discurso publicitário puramente popular. Graças ao mencionado acima, surge o objetivo de analisar o discurso publicitário, desde as perspectivas gráfica e semiótica, da publicidade exposta nos locais comerciais do cluster de couro, calzado e marroquinería do setor; para isso, é necessário usar uma abordagem qualitativa, momento transversal, mapa intencional e alcance descritivo, com uma seleção de assento e locais comerciais. Para a coleta da informação foi criado um instrumento dividido em duas partes; a primeira, abordou o semiótico de Jakobson (1975), Barthes (1970) e Péninou (1976); na segunda, para a análise gráfica, os elementos da cultura popular (Figueroa, 2007), a gráfica dos meios urbanos (Brito et al., 2011) e os artefatos socioculturais associados às peças gráficas (Chaparro, 2013). Como resultado se descobriu que, na totalidade dos almacenos estão presentes as funções da mensagem (Jakobson, 1975), se evidenciam as mensagens diferenciadas (Barthes, 1970), assim como as funções da mensagem publicitária (Péninou, 1976). Por outro lado, você pode determinar que a relação com os nomes dos proprietários do local, contrações de palavras e extranjerismos, são as regras. Igualmente, o ato nominativo é definido por uma série de crenças, superstições e tabus. Se chegou à conclusão de que há presença de uma grande saturação, gráfica e textual, onde se inunda a transmissão de informações.
Referências
Aguirre, F. (2020). Religión popular: Fiesta e imagen. *Veritas, (47)*, 169–205.
Barthes, R. (1966). Introducción al análisis estructural de las narrativas. *Presentaciones, 8*(1), 1–27.
Barthes, R. (1970). *Mythologies* (1st ed., Vol. 1). Points.
Bericat Alastuey, E. (2011). Imagen y conocimiento: Retos epistemológicos de la sociología visual. *Empiria: Revista de Metodología de Ciencias Sociales, 22*, 113–140.
Brito Aguirre, A., Brito Aguirre, J., Landívar Ruíz, A., & López, M. (2011). *Gráfica popular guayaquieña* [Bachelor's thesis, ESPOL, EDCOM].
Chaparro, E. (2013). Apropiaciones de la gráfica popular urbana. *Designia, 2*(1), 68–84.
Debray, R. (1998). *Vida y muerte de la imagen*. Paidós.
Dondis, D. A. (1976). *La sintaxis de la imagen: Introducción al alfabeto visual*. Barcelona: Gustavo Gili.
Figueroa, F. (2007). Estética popular y espacio urbano: El papel del graffiti, la gráfica y las intervenciones de calle en la configuración de la personalidad de barrio. *Disparidades: Revista de Antropología, 62*(1), 111–144.
De la Flor, F. R. (2010). The culture of images and the decline of text-based writing. *Arbor-Ciencia Pensamiento y Cultura, 186*(743), 365–375.
Godás, L. (2007). Promoción y comunicación: Importancia de la venta personal. *Offarm, 26*(5), 80–84.
Goetz, J. P., & LeCompte, M. D. (1988). *Etnografía y diseño cualitativo en investigación educativa* (Vol. 1). Madrid: Morata.
Hernández-Sampieri, R., & Mendoza Torres, C. P. (2018). *Metodología de la investigación: Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta* (1st ed.). McGraw-Hill.
Jakobson, R. (1975). *Lingüística general*. Buenos Aires: Ariel.
Kotler, P. (2011). Reinventing marketing to manage the environmental imperative. *Journal of Marketing, 75*(4), 132–135.
Magariños de Morentin, J. (2001). La(s) semiótica(s) de la imagen visual. *Cuadernos de la Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, Universidad Nacional de Jujuy, (17)*, 295–320.
Morón Donayre, J. (2012). *Signos de identidad: De la gráfica popular limeña a la identidad gráfica peruana*.
Pellicer, L. (2010). Análisis semiótico-lingüístico del discurso de la marca moderna (I): El caso Moviline en España. *Pensar la Publicidad, 3*(2), 149–166.
Péninou, G. (1976). *Semiótica de la publicidad* (1st ed.). Gustavo Gili.
Romero Urréa, H., Real Cotto, J. J., Ordoñez Sánchez, J. L., Gavino Díaz, G. E., & Saldarriaga, G. (2021). *Metodología de la investigación* (1st ed.). Editorial Corporativa Edicumbre. Retrieved from https://acvenisproh.com/libros/index.php/Libros_categoria_Academico/article/view/22/29
Ruiz Olabuénaga, J. I. (2007). *Metodología de la investigación cualitativa*. Bilbao: Universidad de Deusto.
Saussure, F. (1945). *Lingüística general*. Buenos Aires: Losada.
Secretaría de Integración Social. (2018). *Localidad Antonio Nariño narrativa de caracterización territorial territorio 3 Restrepo social e incluyente*. Alcaldía Mayor de Bogotá, Secretaría de Integración. Retrieved September 8, 2023, from https://old.integracionsocial.gov.co/anexos/documentos/1_entidad/gsi/15_antonio_narino_lectura_de_realidades_restrepo_social.pdf
Triquell, A. (2016). Hacer (lo) visible: La imagen fotográfica en la investigación social. *Revista Reflexiones, 94*(2), 121–132. https://doi.org/10.15517/rr.v94i2.25462
Valencia, C. S., Riaño, V. S., Daza, N. R. G., & Pinzón, S. L. (2015). *La publicidad como espejo de la sociedad*. Bogotá: Universidad Jorge Tadeo Lozano.
Vega Pindado, E. (2017). *Gráfica popular en la era digital* [Tesis de doctorado, Universidad Complutense de Madrid].
Vidal, A. V. (2019). La chiva: Lienzo identitario de la gráfica popular caucana. *Encuentros de Investigación Formativa RAD, (2)*, 164–173.
Yalán Dongo, E. (2020). Trayectos de la publicidad popular: Semiótica de la gráfica publicitaria en espacios visualmente contaminados en el centro de Lima, Perú. *Global Media Journal México, 17*(33), 5.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Annie Rodríguez Collazos, Bibiana Paola Ríos Cortés

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.