Ensino digital: Tecnologias emergentes e seu impacto na educação contemporânea

Autores/as

  • Aline dos Santos Moreira de Carvalho
  • Luciana de Fátima Silva Cândido
  • Vanessa Almeida e Silva
  • Lucélia Jagobucci
  • Taciano Luiz Nunes
  • Raquel Lima Ferreira
  • Cintia do Oliveira Lopes Santos

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv3n4-020

Palabras clave:

Educação Digital, Tecnologias Emergentes, Transformação Pedagógica, Equidade Digital

Resumen

Este artigo explora o impacto das tecnologias emergentes na educação contemporânea, com o objetivo de analisar como essas inovações estão transformando o ensino e a aprendizagem nas escolas. A justificativa para este estudo reside na crescente integração de ferramentas digitais no ambiente educacional e na necessidade de compreender os desafios e oportunidades que elas trazem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes. A metodologia adotada foi de natureza bibliográfica, com uma revisão extensa da literatura existente sobre o tema, incluindo estudos recentes e clássicos sobre o uso de tecnologias na educação. Foram examinados aspectos como a adaptação dos professores ao novo papel de facilitadores do aprendizado, a importância do design instrucional para a criação de experiências de aprendizagem significativas, a questão da equidade no acesso às tecnologias e os impactos psicológicos e emocionais do ensino digital. A análise revela que, embora as tecnologias emergentes tenham o potencial de revolucionar o ensino, sua implementação eficaz depende de uma abordagem integrada que considere não apenas os aspectos técnicos, mas também os pedagógicos, éticos e sociais. Conclui-se que a transformação digital da educação exige uma mudança profunda nos paradigmas educacionais e uma colaboração estreita entre educadores, gestores e formuladores de políticas públicas para garantir que as inovações tecnológicas contribuam para uma educação mais inclusiva e de qualidade.

Publicado

2024-09-06

Cómo citar

Ensino digital: Tecnologias emergentes e seu impacto na educação contemporânea. (2024). International Seven Journal of Multidisciplinary, 3(4), 1330-1343. https://doi.org/10.56238/isevmjv3n4-020