DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI: TECNOLOGIA, DIVERSIDADE E BEM-ESTAR DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv4n3-006Palabras clave:
Educação, Século 21, Ensino, Aprendizagem, Desafios, Oportunidades, Integração de tecnologia, Gestão da diversidade, Bem-estar do professor, Aprendizagem ativa, Colaboração, Habilidades do século 21, Ambiente inclusivoResumen
Este artigo explora os desafios e oportunidades da educação no século 21, destacando a transição de um modelo centrado no ensino para um centrado na aprendizagem. Foram discutidos diversos aspectos, incluindo a integração da tecnologia na sala de aula, a gestão da diversidade, a saúde mental dos professores e o papel em evolução do educador. Enfatizou-se a importância de promover a aprendizagem ativa e colaborativa, desenvolver competências essenciais para o século 21 e garantir um ambiente de aprendizado inclusivo e equitativo. O objetivo deste trabalho foi analisar e compreender as mudanças fundamentais na educação contemporânea, identificando os principais desafios enfrentados pelos educadores e explorando estratégias para promover um ensino mais eficaz e significativo. Ao destacar a importância da transição de um modelo centrado no ensino para um centrado na aprendizagem, o trabalho busca contribuir para o avanço do debate educacional e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais alinhadas com as demandas do século 21.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 International Seven Journal of Multidisciplinary

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.