A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores/as

  • Tawane Mayara Clarindo da Silva
  • Thales Vinícius Laurindo da Silva
  • Vitoria Alves Reis da Silva
  • Cristiano Costa Santana

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv4n3-024

Palabras clave:

Psicomotricidade, Crianças, TEA

Resumen

O objetivo é Indagar a importância da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com destaque na atuação da fisioterapia como um dos métodos terapêuticos para proporcionar avanços motores, cognitivos e sociais. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com triagem de artigos científicos publicados entre 2018 e 2024 nas bases LILACS, SciELO e Google Acadêmico. Foram incluídos estudos em português, inglês e espanhol que abordassem a relação entre psicomotricidade, TEA e fisioterapia. Os estudos considerados apontam que a psicomotricidade, aliada à fisioterapia, contribui significativamente para o desenvolvimento motor fino e global, equilíbrio, coordenação, percepção corporal, além de beneficiar a interação social e reduzir comportamentos estereotipados. A psicomotricidade apresenta uma ferramenta essencial no processo terapêutico de crianças com TEA, promovendo funcionalidade, autonomia e qualidade de vida. A atuação integrada de fisioterapeutas e demais profissionais da equipe multidisciplinar estimula os resultados, reforçando a necessidade de intervenções precoces e individualizadas.

Publicado

2025-07-21

Cómo citar

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). (2025). International Seven Journal of Multidisciplinary, 4(3), 716-731. https://doi.org/10.56238/isevmjv4n3-024