A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv4n3-024Palavras-chave:
Psicomotricidade, Crianças, TEAResumo
O objetivo é Indagar a importância da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com destaque na atuação da fisioterapia como um dos métodos terapêuticos para proporcionar avanços motores, cognitivos e sociais. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com triagem de artigos científicos publicados entre 2018 e 2024 nas bases LILACS, SciELO e Google Acadêmico. Foram incluídos estudos em português, inglês e espanhol que abordassem a relação entre psicomotricidade, TEA e fisioterapia. Os estudos considerados apontam que a psicomotricidade, aliada à fisioterapia, contribui significativamente para o desenvolvimento motor fino e global, equilíbrio, coordenação, percepção corporal, além de beneficiar a interação social e reduzir comportamentos estereotipados. A psicomotricidade apresenta uma ferramenta essencial no processo terapêutico de crianças com TEA, promovendo funcionalidade, autonomia e qualidade de vida. A atuação integrada de fisioterapeutas e demais profissionais da equipe multidisciplinar estimula os resultados, reforçando a necessidade de intervenções precoces e individualizadas.
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