A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE STAKEHOLDERS PARA O SUCESSO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv4n4-006Palavras-chave:
Gestão de Stakeholders, Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Ferramentas de Comunicação e TransparênciaResumo
A gestão de stakeholders e a responsabilidade social corporativa (RSC) são práticas complementares que visam alinhar os objetivos empresariais com as expectativas da sociedade e com o desenvolvimento sustentável. A gestão de stakeholders concentra-se em identificar e engajar grupos de interesse, como clientes, funcionários, comunidades e investidores, que afetam ou são afetados pelas operações da empresa, buscando manter um relacionamento equilibrado e positivo. Por outro lado, a RSC incorpora preocupações sociais e ambientais nas operações da empresa, promovendo um impacto positivo além do lucro. Nesse contexto, ferramentas de comunicação e transparência — como relatórios de sustentabilidade e mídias sociais — são fundamentais para informar stakeholders sobre as práticas e resultados da empresa, reforçando a confiança e destacando seus compromissos éticos com a sociedade e o meio ambiente. O objetivo desta pesquisa é oferecer uma visão geral dos estudos sobre gestão de stakeholders, revisando os principais modelos e proposições teóricas, além de investigar os fenômenos discutidos nos artigos empíricos sobre o tema. A investigação foi conduzida com uma pesquisa de publicações na base de dados Web of Science, utilizando os termos "stakeholder," "management," e "corporate governance" como palavras-chave. Essa busca resultou em 57 artigos publicados entre 1998 e 2024. Desses, 15 artigos (publicados entre 1998 e 2022) foram selecionados para análise de conteúdo, com base no critério de maior número de citações. Para a análise do conteúdo textual dos resumos dos 57 artigos encontrados e dos 15 artigos selecionados, foi utilizado o software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), uma ferramenta livre baseada no software R que permite processar e realizar análises estatísticas de textos. Conclui-se que a convergência entre gestão de stakeholders, responsabilidade social corporativa (RSC) e transparência tem se tornado uma área de estudo cada vez mais relevante, refletindo a importância da ética e da sustentabilidade como pilares da governança corporativa moderna.
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