TEA NA INFÂNCIA: PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Karla de Lourdes Antunes Souza

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv4n4-023

Palavras-chave:

Inclusão, Transtorno do Espectro Autista, Educação Infantil, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este artigo aborda as práticas inclusivas voltadas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil, destacando os desafios e as potencialidades presentes nesse processo. A pesquisa, de natureza bibliográfica, analisou produções científicas atuais que discutem a inclusão escolar de crianças com TEA, a formação docente, adaptações pedagógicas e a importância do trabalho colaborativo entre família, escola e profissionais da saúde. Os resultados indicam que, apesar dos avanços legais e normativos, persistem dificuldades relacionadas ao preparo insuficiente dos educadores, à falta de materiais adequados e à ausência de políticas institucionais específicas para o atendimento dessas crianças. Destaca-se a necessidade de ambientes escolares estruturados, que ofereçam segurança e estímulos adequados às particularidades sensoriais e comunicativas do autismo. O brincar é evidenciado como ferramenta fundamental para promover a socialização e o desenvolvimento afetivo, enquanto a articulação entre escola e família reforça o suporte emocional e pedagógico. Além disso, o artigo ressalta a importância da escuta ativa, da empatia e da atitude ética dos profissionais, elementos essenciais para a construção de uma cultura escolar inclusiva. A inclusão plena envolve não apenas o acesso físico, mas a participação efetiva e o respeito às diferenças, configurando-se como compromisso coletivo e desafio contínuo. Por fim, este estudo reforça que a educação infantil inclusiva é um caminho indispensável para a promoção da equidade e da cidadania, ressaltando a necessidade de investimentos em formação, políticas públicas e práticas pedagógicas sensíveis que valorizem a singularidade de cada criança com TEA.

Referências

Amaral, M. I., & Bosa, C. A. (2020). Autismo e desenvolvimento infantil: Uma perspectiva interdisciplinar. Artmed.

Carvalho, R. E., & Duarte, C. R. (2022). Educação inclusiva e o trabalho em rede: Diálogos entre escola e família. Revista Brasileira de Educação Especial, 28(1), 91–108. https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0012

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2021). Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática (7th ed.). Vozes.

Gil, A. C. (2019). Métodos e técnicas de pesquisa social (7th ed.). Atlas.

Goulart, L. M. (2020). Inclusão de crianças com autismo na educação infantil: Contribuições da pedagogia da escuta. Educação em Revista, 36, e219580. https://doi.org/10.1590/0102-46982020v36e219580

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2021). Fundamentos de metodologia científica (8th ed.). Atlas.

Lima, A. M. S., & Silveira, M. V. (2021). Inclusão de crianças com TEA na educação infantil: Desafios e possibilidades. Revista Educação Especial, 34(2), 187–202. https://doi.org/10.1590/1980-54702021v34e0023

Oliveira, M. R. S., & Tuleski, S. C. (2023). Práticas pedagógicas inclusivas no cotidiano da educação infantil: O brincar como estratégia. Revista Brasileira de Educação Especial, 29, 111–128. https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0015

Santos, D. R., & Bersch, R. (2022). Práticas docentes e inclusão: Um olhar sobre o TEA na infância. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 19(55), 39–56.

Downloads

Publicado

2025-08-05

Edição

Seção

Articles

Como Citar

TEA NA INFÂNCIA: PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2025). International Seven Journal of Multidisciplinary, 4(4), e7719. https://doi.org/10.56238/isevmjv4n4-023