PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NA TOMADA DE DECISÕES SOBRE ABASTECIMENTO DE ÁGUA RURAL: CASOS DE ESTUDO DOS DISTRITOS DE BOANE E MANHIÇA
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv4n5-006Palavras-chave:
Participação, Tomada de Decisões e Gestão de Água RuralResumo
O presente artigo foi elaborado com o objectivo de analisar a participação da população na tomada de decisões sobre abastecimento de água rural em Moçambique especificamente na Província de Maputo, nos distritos de Boane e Manhiça. Tal análise foi feita à luz da teoria fenomenológica, complementada pelo modelo de teia de aranha para análise do nível de participação comunitária. Para a recolha de dados, aplicou-se três técnicas, nomeadamente, técnicas de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e de grupos focais. Neste processo, foram recolhidas 20 entrevistas semiestruturadas e 12 de grupos focais. Na análise feita, verificou-se que a relativa fraca implementação de mecanismos de inclusão comunitária por parte das entidades governamentais tem estado a conduzir ao baixo nível de participação comunitária no abastecimento de água rural, agravado pelo alto nível de analfabetismo da população e também a falta de percepção da necessidade de contribuições mensais. Desta forma, conclui-se que para aumentar o nível de participação comunitária e, consequentemente, melhorar os níveis de acesso à água rural, é necessário implementar na integra os mecanismos de inclusão comunitária patentes à nível do Programa PRONASAR através da inclusão destes aspectos como sendo prioritários nos próximos quinquénios.
Referências
Ayee, J. (2008). Reforming the African public sector: Retrospect and prospects. Council for the Development of Social Science Research in Africa.
Direcção Nacional de Águas e Saneamento. (2018). Plano de acção do sector de água para implementação dos objectivos de desenvolvimento sustentável 2015-2030 (Vol. II). MOPHRH-DNAAS.
Direcção Nacional de Águas e Saneamento. (2021). Relatório anual de avaliação do desempenho da área de abastecimento de água e saneamento 2020. MOPHRH-DNAAS.
Doniak, F. (2002). Participação comunitária no processo de desenvolvimento local: Estudo do caso do município de Rancho Queimado [Master’s thesis]. Universidade Federal de Santa Catarina.
Faria, F., & Chichava, A. (1999). Descentralização e cooperação descentralizada em Moçambique. European Centre for Development Policy Management. http://www.ecdpm.org
Forquilha, S. (2013). Não basta introduzir reformas para se ter melhores serviços públicos: Desafio para Moçambique. Instituto de Estudos Sociais e Económicos.
Frenque, E. (2002). Participação e educação comunitária na gestão e sustentabilidade das fontes de abastecimento de água rural no Distrito de Machanze, Província de Manica [Master’s thesis]. Universidade Eduardo Mondlane.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social (6th ed.). Editora Atlas S.A.
Hassamo, U. (2015). O capital social e o seu impacto no funcionamento dos comités de gestão de água potável: O caso das comunidades rurais do Distrito de Inharrime [Master’s thesis]. Universidade Eduardo Mondlane.
Lima, H., & Vasconcelos, L. (2006). Integração da participação no processo de tomada de decisão referente a projectos de engenharia. Ambiente & Sociedade, 9(2), 1–17. https://doi.org/10.1590/S1414-753X2006000200002
Nhaurire, A. (2017). Uma análise de factores que condicionam a provisão sustentável dos serviços de água nas áreas rurais em Moçambique: Estudo de caso do Posto Administrativo de Maua – Sede [Master’s thesis]. Universidade Eduardo Mondlane.
Nhacudime, D. (2016). Descentralização dos serviços de abastecimento de água para os órgãos locais do estado: O caso do Distrito de Boane, 2008-2015 [Master’s thesis]. Universidade Eduardo Mondlane.
Pineda, G. (2013). Gestão comunitária para abastecimento de água em áreas rurais: Uma análise comparativa de experiências no Brasil e na Nicarágua [Master’s thesis]. Escola de Engenharia da UFMG.
Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural. (2010). Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural (Diploma Ministerial nº258/2010). Maputo.
Weimer, B. (2012). Descentralizar o centralismo? Economia política, recursos e resultados. Instituto de Estudos Sociais e Económicos.
Weimer, B., & Carrilho, J. (2017). A economia política da descentralização em Moçambique: Dinâmicas, efeitos, desafios. Instituto de Estudos Sociais e Económicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dorca Lucinda Nhacudime, Rehana Capurchande

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.