CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO, ENSINO - APRENDIZAGEM IMPLÍCITOS NA PEDAGOGIA TRADICIONAL

Autores

  • Fabiana Wanderley
  • Aristides Oliveira
  • Georgia Feitosa

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv4n5-007

Palavras-chave:

Pedagogia Tradicional, Avaliação Escolar, Metodologia, Papel do Professor, Papel do Estudante

Resumo

A Pedagogia Tradicional alicerça-se em um modelo mecanicista que vê o ser humano como uma máquina de uma engrenagem que dissocia elementos relevantes do processo ensino-aprendizagem como cognição, afetividade, contexto, contrato didático, estudante e professor. Todos são elementos que não dialogam entre si e concebem o lócus como um espaço de transmissão de saberes que foram acumulados, ao longo das gerações, e devem ser transmitidos verticalmente pela figura totêmica do professor que detém todo o saber. Neste artigo, revisitamos, os pressupostos da Pedagogia Tradicional, discutindo o papel do professor, do estudante, visão de mundo, como ocorrem as relações entre ensino-aprendizagem e seus desdobramentos para a atuação dos profissionais das áreas da psicologia e da educação, respectivamente.

Referências

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Mizukami, M. G. N. (1986). Ensino: As abordagens do processo. São Paulo, Brazil: EPU.

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO, ENSINO - APRENDIZAGEM IMPLÍCITOS NA PEDAGOGIA TRADICIONAL. (2025). International Seven Journal of Multidisciplinary, 4(5), e8019 . https://doi.org/10.56238/isevmjv4n5-007