ECOSSISTEMA DE BENS E CRIAÇÃO DE VALOR
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv4n6-001Palavras-chave:
Ecossistema de Bens, Valor de Troca, Criação de Valor, Valor dos BensResumo
Este artigo investiga como os bens, quando reunidos, formam um ecossistema que determina seus valores de forma independente do sistema de preços. Embora esse aspecto tenha raízes na antiga teoria econômica clássica, ele tem sido periodicamente negligenciado no desenvolvimento da teoria do consumidor. O estudo inspira-se nas afirmações de M. Douglas e B. Isherwood de que nada possui valor inerente e foca nas abordagens de tomada de decisão correta propostas por G. Gigerenzer, bem como em exemplos extraídos dos sistemas de marketing de supermercados, superlojas, hipermercados e megacentros comerciais, onde uma ampla variedade de produtos é disponibilizada aos consumidores. Os resultados desta pesquisa sugerem que bens interconectados dentro de um ecossistema estabelecem padrões de valores de troca que contribuem significativamente para a escolha do consumidor.
Referências
Aspers, P., & Beckert, J. (Eds.). (2011). The worth of goods: Valuation and pricing in the economy. Oxford University Press.
Berndt, E. R., & Hulten, C. R. (Eds.). (2007). Hard-to-measure goods and services: Essays in honor of Zvi Griliches. University of Chicago Press.
Dholakia, R. R. (2012). Technology and consumption: Understanding consumer choices and behaviors. Springer.
Dorman, P. (2014). Microeconomics: A fresh start. Springer.
Douglas, M., & Isherwood, B. (1996). The world of goods: Towards an anthropology of consumption. Routledge.
Gigerenzer, G. (2014). Risk savvy: How to make good decisions. Viking.
Giudice, F., La Rosa, G., & Risitano, A. (2006). Product design for the environment: A life cycle approach. Taylor & Francis.
Griffin, R. W., & Pustay, M. W. (2020). International business: A managerial perspective (9th ed.). Pearson.
Hickey, A. J., & Smyth, H. D. C. (2020a). Considerations in monitoring and controlling pharmaceutical manufacturing. In Pharmaco-complexity: Non-linear phenomena and drug product development (2nd ed., pp. 31–38). Springer.
Hickey, A. J., & Smyth, H. D. C. (2020b). Pharmaco-complexity: Non-linear phenomena and drug product development (2nd ed.). Springer.
Kahneman, D., & Tversky, A. (2017). Choices, values, and frames. In D. Kahneman & A. Tversky (Eds.), Choices, values, and frames (p. 26). Cambridge University Press.
Lancaster, K. J. (1966). A new approach to consumer theory. The Journal of Political Economy, 74(2), 132–157. https://doi.org/10.1086/259131
Lindemann, U., Maurer, M., & Braun, T. (2009). Structural complexity management: An approach for the field of product design. Springer.
Mankiw, N. G. (2006). Principles of microeconomics (4th ed.). Thomson South-Western.
Shirunda, O. S., Kanyimba, K., & Musti, K. S. S. (2023). Policy perspective for developing electric vehicle ecosystem. IGI Global.
Sraffa, P. (1960). Production of commodities by means of commodities: Prelude to a critique of economic theory. Cambridge University Press.
Sunstein, C. R. (2015). Choosing not to choose: Understanding the value of choice. Oxford University Press.
Vizer, E. A., & Carvalho, H. (2015). La perspectiva ecológica y la hipermediatización social. Palabra Clave, 18(4), 1087–1110. https://doi.org/10.5294/pacla.2015.18.4.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.