MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA SOBRE EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO (2014–2024): FATORES CRÍTICOS, BARREIRAS E PERSPECTIVAS PARA A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Autores

  • Vitor Bruno
  • Maria Elizete Kunkel

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv15n10-009

Palavras-chave:

Empreendedorismo Acadêmico, Transferência de Tecnologia, Propriedade Intelectual, Startups Acadêmica

Resumo

A conversão do conhecimento acadêmico em valor econômico e social tem se tornado um desafio estratégico para universidades, governos e indústrias, especialmente diante da crescente demanda por inovação e diversificação de fontes de financiamento da pesquisa. Nesse contexto, compreender o empreendedorismo acadêmico torna-se fundamental para analisar como o conhecimento científico pode gerar impacto econômico e social. Objetiva-se, neste estudo, mapear e classificar os domínios conceituais e evidências empíricas sobre o tema, identificar fatores críticos de sucesso e barreiras institucionais, regulatórias, de ecossistema e de identidade, e elaborar uma matriz de fatores versus evidências. Para tanto, procede-se a um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) nas bases Scopus e Web of Science, abrangendo o período de 2014 a 2024, com aplicação de critérios rigorosos de inclusão, exclusão e avaliação de qualidade, sintetizados via ferramenta Parsifal. Desse modo, observa-se que a literatura converge para a importância da integração entre dimensões institucionais, regulatórias, ecossistêmicas e identitárias, destacando que a ênfase exclusiva no capital humano é insuficiente. Conclui-se que o avanço do empreendedorismo acadêmico depende da sinergia entre políticas institucionais claras, regulação flexível, ecossistemas colaborativos e fortalecimento da identidade empreendedora do cientista, configurando-se como vetor essencial para a transferência de tecnologia e inovação sustentável no ensino superior.

Referências

ALI, M. A.; HUSSIN, N.; HADDAD, H.; ALKHODARY, D.; MAREI, A. Dynamic Capabilities and Their Impact on Intellectual Capital and Innovation Performance. Sustainability, v. 13, n. 18, p. 10028, 2021. Multidisciplinary Digital Publishing Institute. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/13/18/10028

AMADEI, J. R. P.; TORKOMIAN, A. L. V., As patentes nas universidades: análise dos depósitos das universidades públicas paulistas (1995-2006). Ciência da Informação, [S.L.], v. 38, n. 2, p. 9-18, ago. 2009. IBICT. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652009000200001

BENEDETTI, M. H.; TORKOMIAN, A. L. V., Uma análise da influência da cooperação Universidade-Empresa sobre a inovação tecnológica. Gestão; Produção, [S.L.], v. 18, n. 1, p. 145-158, 2011. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2011000100011

BOH, W. F.; DE-HAAN, U.; STROM, R. J., University technology transfer through entrepreneurship: faculty and students in spinoffs. Journal of Technology Transfer, [s. l.], v. 41, n. 4, p. 661–669, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/S10961-015-9399-6

BORG, E.; SÖDERLUND, J., Liminality competence: an interpretative study of mobile project workers conception of liminality at work. Management Learning, [S.L.], v. 46, n. 3, p. 260-279, 3 jan. 2014. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/1350507613516247.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M., O MÉTODO DA REVISÃO INTEGRATIVA NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS. Gestão e Sociedade, [S.L.], v. 5, n. 11, p. 121, 2 dez. 2011. Revista Gestão e Sociedade. http://dx.doi.org/10.21171/ ges.v5i11.1220

BRASIL. Lei 8.112. Brasília, 11 dez. 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm. Acesso em: 7 out. 2025.

__________________. Lei 10.973. Brasília, 02 dez. 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm. Acessado em: 30 mar. 2023.

CRESPO, N. Entrepreneurial universities: collaboration, education and policies. Journal of small business and entrepreneurship, v. 31, n. 3, p. 265–267, 2019. Routledge. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/08276331.2018.1485543

DAS, R., Entrepreneurship: the other name of innovation. International Journal Of Research Publication And Reviews, [S.L.], v. 4, n. 12, p. 3606-3616, 18 dez. 2023. Genesis Global Publication. http://dx.doi.org/10.55248/gengpi.4.1223.123546.

EVERS, N.; CUNNINGHAM, J. A.; HOHOLM, T., Technology Entrepreneurship: Bringing Innovation to the Marketplace. [s.l.: s.n.]. Disponível em: https://www.amazon.com/Technology-Entrepreneurship-Bringing-Innovation-Marketplace/dp/1137020105.

GANZARAIN, J.; MARKUERKIAGA, L.; IGARTUA, J. I. How Does Working on University-Business Collaborative Projects Foster the Industrial Doctorates’ Learning Process? p.25–32, 2019. Engineering Digital Transformation. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-319-96005-0_4

GRIMALDI, R.; GRANDI, A., Business incubators and new venture creation: an assessment of incubating models. Technovation, [S.L.], v. 25, n. 2, p. 111-121, fev. 2005. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/s0166-4972(03)00076-2.

HAYTER, C. S.; FISCHER, B.; RASMUSSEN, E., Becoming an academic entrepreneur: how scientists develop an entrepreneurial identity. Small Business Economics, p. 1-19, 2021

JOHNSON, D.; GIANIODIS, P. T.; HARRISON, R. T.; BOCK, A. J., From laboratory to clinic: science commercialization within university centered entrepreneurial ecosystems. R&D Management, [S.L.], v. 53, n. 1, p. 3-23, 9 maio 2022. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/radm.12535

KATTEL, R.; DRECHSLER, W.; KARO, E., How to make an entrepreneurial state: why innovation needs bureaucracy. New Haven: Yale University Press, 2022.

LIMA, J.; TORKOMIAN, A. L.; OPRIME, P. C.; BORGES, T., SOCIOECONOMIC IMPACTS OF UNIVERSITY INDUSTRY COLLABORATIONS: SCALE DEVELOPMENT AND PRETEST. Conference: Cladea The Latin American Council Of Management Schools, jun. 2022.

NAMBOGA, P., Assessing the perception of students on viability of business ventures in Eenhana. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração – Management Strategy) – University of Namibia, Windhoek, 2023.

NANO-X IMAGING LTD. Nanox Imaging Ltd. Disponível em: https://www.nanox.vision/. Acesso em: 26 fev. 2025.

OLIVEIRA, M. R.; TORKOMIAN, A. L. V. How to Stimulate an Entrepreneurial Ecosystem? Experiences of North American and European Universities. Innovar, [S.L.], v. 29, n. 71, p. 11-24, 1 jan. 2019. http://dx.doi.org/10.15446/innovar.v29n71.76392

PETERSEN, K.; FELDT, R.; MUJTABA, S.; MATTSSON, M., Systematic Mapping Studies in Software Engineering. Electronic Workshops In Computing, [S.L.], jun. 2008. http://dx.doi.org/10.14236/ewic/ease2008.8

RASMUSSEN, E.; WRIGHT, M.; WRIGHT, M. How can universities facilitate academic spin-offs? An entrepreneurial competency perspective. Journal of Technology Transfer, [s. l.], v. 40, n. 5, p. 782–799, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/S10961-014-9386-3

SMALLBONE, D.; WELTER, F., Entrepreneurship in Transition Economies: necessity or opportunity driven?. Entrepreneurship And Context, [S.L.], p. 15-30, 26 jul. 2019. Edward Elgar Publishing. http://dx.doi.org/10.4337/ 9781788119474.00007 .

SOARES, T. J.; TORKOMIAN, A. L. V.; NAGANO, M. S., University regulations, regional development and technology transfer: the case of brazil. Technological Forecasting and Social Change, [S.L.], v. 158, p. 120129, set. 2020. http://dx.doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120129

SARASVATHY, S.; WHEATLEY, Glen B. Effectual entrepreneurship. 3. ed. [S.l.]: [s.n.], 2025.

STYLIANIDIS, E.; CHRYSOVERGIS, V.; TOKA, E., From classroom to marketplace: the impact of digital transformation on academic entrepreneurship. Entrepreneurship And Digital Humanities, [S.L.], p. 209-226, 8 nov. 2024. Edward Elgar Publishing. http://dx.doi.org/10.4337/9781035331864.00025.

TORKOMIAN, A. L.; SANTOS, M. E. R. dos; SOARES, T. J. C. C., The Innovation Law, the creation of technology transfer offices and their impact on the Brazilian innovation landscape. In: BREZNITZ, Shiri M.; ETZKOWITZ, Henry. University Technology Transfer: the globalization of academic innovation. [S.I.]: Taylor And Francis Inc, 2015. Cap. 15. p. 336-360.

TULA, S. T.; OFODILE, O. C.; OKOYE, C. C.; NIFISE, A. O. A.; ODEYEMI, O., Entrepreneurial ecosystems in the usa: a comparative review with european models. [S. l.], 2024. DOI: 10.51594/ijmer.v6i2.799.

TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P., Towards a Methodology for Developing Evidence‐Informed Management Knowledge by Means of Systematic Review. British Journal Of Management, [S.L.], v. 14, n. 3, p. 207-222, set. 2003. http://dx.doi.org/10.1111/1467-8551.00375

UGNICH, E. A.; CHERNOKOZOV, A. I.; VELICHKO, E. V., Innovation Ecosystem of Higher Educational Institution as a Driver of Commercialization of Intellectual Activity Results. Mediterranean Journal Of Social Sciences, [S.L.], v. 0, n. 0, 1 nov. 2015. http://dx.doi.org/10.5901/mjss.2015.v6n6s1p239

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP). Atividade remunerada. UNIFESP, [s.d.]. Disponível em: https://site.unifesp.br/cppd/atividade-remunerada. Acesso em: 7 out. 2025.

WANG, M.; SOETANTO, D.; CAI, J.; MUNIR, H.. Scientist or Entrepreneur? Identity centrality, university entrepreneurial mission, and academic entrepreneurial intention. The Journal Of Technology Transfer, [S.L.], v. 47, n. 1, p. 119-146, 27 jan. 2021. http://dx.doi.org/10.1007/s10961-021-09845-6.

WAWAK, S.; DOMINGUES, J. P. T.; SAMPAIO, P.. Quality 4.0 in higher education: reinventing academic-industry-government collaboration during disruptive times. The Tqm Journal, [S.L.], v. 36, n. 6, p. 1569-1590, 3 nov. 2023. Emerald. http://dx.doi.org/10.1108/tqm-07-2023-0219.

WILLIAMS, C. C.; ROUND, J., Evaluating informal entrepreneurs' motives: evidence from Moscow. International Journal Of Entrepreneurial Behavior; Research, [S.L.], v. 15, n. 1, p. 94-107, 30 jan. 2009. Emerald. http://dx.doi.org/10.1108/13552550910934477.

Downloads

Publicado

2025-10-27

Como Citar

Bruno , V., & Kunkel, M. E. (2025). MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA SOBRE EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO (2014–2024): FATORES CRÍTICOS, BARREIRAS E PERSPECTIVAS PARA A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA. Revista Sistemática, 15(10), e8316 . https://doi.org/10.56238/rcsv15n10-009