PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS COM JOGOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DA ARQUITETURA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Fernanda Brito Bandeira

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv15n10-010

Palavras-chave:

Jogos Sérios, Ensino Superior, Iluminação Natural, Sustentabilidade, Metodologias Ágeis

Resumo

Esta Revisão de Literatura (RL), realizada a partir das diretrizes PRISMA, analisou 23 estudos (2015-2025) sobre jogos analógicos de baixo custo (ex.: cartas e tabuleiros impressos, projetados ou desenhados no quadro) aplicáveis ao ensino de arquitetura e urbanismo, com foco em práticas pedagógicas inovadoras. O objetivo foi mapear aplicações, benefícios e desafios dessas ferramentas, para subsidiar o desenvolvimento de instrumentos educacionais acessíveis em contextos brasileiros com restrições orçamentárias. Os resultados mostram que jogos analógicos promovem aprendizado criativo, colaboração e motivação, integrando conceitos técnicos em disciplinas práticas de forma criativa. Apesar de desafios como adaptação em salas com recursos limitados, a acessibilidade da ferramenta é conveniente para contextos educacionais restritos em recursos tecnológicos. Os achados embasam o desenvolvimento de um artefato em forma de jogo pedagógico, proposto em tese de doutorado em desenvolvimento que suscitou este artigo, que fomenta a aquisição de repertório técnico-teórico por meio de aprendizado criativo por meio de métodos ativos.

Referências

AÇIKGÖZ, E. K. Uncovering Creativity: Structuring experience in architectural design studio. Open House International, 40, jan. 2015. https://doi.org/10.1108/OHI-02-2015-B0003. Acesso em: 15 jul. 2025

ANDERSON, L. W.; KRATHWOHL, D. R. A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom's taxonomy of educational objectives. New York: Longman, 2001.

ANDRADE, M. L. V. X.; RUSCHEL, R. C.; MOREIRA, D. de C. O processo e os métodos. In: KOWALTOWSKI, Doris K. et al. O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo: Oficina de Textos, p. 80-100, 2011.

ANDREOLI, R. et al. A Framework to Design, Develop, and Evaluate Immersive and Collaborative Serious Games in Cultural Heritage. ACM Journal on Computing and Cultural Heritage, Salerno, 11 dez. 2017. 22. https://doi.org/10.1145/3064644. Acesso em: 15 jul. 2025

ANDREU-ANDRÉS, M. Á. Aprendizaje cooperativo o colaborativo: ¿hay alguna diferencia en la percepción de los estudiantes universitarios? Revista Complutense de Educación, 27, julho 2016. https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2016.v27.n3.47398. Acesso em: 15 jul. 2025

BONCU, Ș; CANDEL, O.-S; POPA, N. L. Gameful green: a systematic review on the use of serious computer games and gamified mobile apps to foster pro-environmental information, attitudes and behaviors. Sustainability, v. 14, n. 16, p. 10400, 2022. https://doi.org/10.3390/su141610400. Acesso em: 15 jul. 2025

CORTEZ GODINEZ, R. A. “A minute for Mathematics”. An Experience of Fun, Learning and Outreach Through the Exploration of Numeric Patterns. Educación matemática, v. 29, n. 3, p. 225-243, 2017. https://doi.org/10.24844/em2903.08. Acesso em: 15 jul. 2025

DELIBERADOR, M. S.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; O jogo como ferramenta de apoio ao programa arquitetônico de escolas públicas. PARC: Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 85–102, 2015. DOI: 10.20396/parc.v6i2.8634985. Acesso em: 15 jul. 2025

DEN HAAN, R. J.; VAN DER VOORT, M. C. On Evaluating Social Learning Outcomes of Serious Games to Collaboratively Address Sustainability Problems: A Literature Review. Sustainability, 10 dez. 2018. 26. https://doi.org/10.3390/su10124529. Acesso em: 15 jul. 2025

Portal de Periódicos CAPES. Dicas para pesquisar por assunto. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Dicas%20para%20pesquisar%20por%20Assunto%20-%20WOS.pdf. Acesso em: 15 jul. 2025

JUAN, Y.-K.; CHAO, T.-W. Game-Based Learning for Green Building Education. Sustainability, 7 março 2015. https://doi.org/10.3390/su7055592. Acesso em: 15 jul. 2025

ECKERT, J.; LUPPINO, N. Case example: WORK-A-ROUND, a simulation game for mobile work and workplace design. Simulation & Gaming, v. 47, n. 5, p. 651-665, 2016. https://doi.org/10.1177/1046878116636678. Acesso em: 15 jul. 2025

ÉCOLE POLYTECHNIQUE FÉDÉRALE DE LAUSANNE. Laboratory of Integrated Performance in Design – LIPID. Lausanne, [202?]. Disponível em: https://www.epfl.ch/labs/lipid/. Acesso em: 15 jul. 2025.

LÓPEZ-MARTÍNEZ, A.; MEROÑO, L.; CÁNOVAS-LÓPEZ, M.; GARCÍA-DE-ALCARAZ, A.; MARTÍNEZ-ARANDA, L. M. Using gamified strategies in higher education: relationship between intrinsic motivation and contextual variables. Sustainability, v. 14, n. 17, p. 11014, 2022. https://doi.org/10.3390/su141711014. Acesso em: 15 jul. 2025

MESTADI, W.; NAFIL, K.; TOUAHNI, R.; MESSOUSSI, R. An assessment of serious games technology: toward an architecture for serious games design. International Journal of Computer Games Technology, v. 2018, n. 1, p. 9834565, 2018. https://doi.org/10.1155/2018/9834565 Acesso em: 15 jul. 2025

MITTAL, Aashna; SCHOLTEN, Lisa; KAPELAN, Zoran. A review of serious games for urban water management decisions: current gaps and future research directions. Water Research, v. 215, n. 118217, p. 118217, 2022. https://doi.org/10.1016/j.watres.2022.118217. Acesso em: 15 jul. 2025

NGUYEN, J., MITTAL, A., KAPELAN, Z., SCHOLTEN, L. SuDSbury: a serious game to support the adoption of sustainable drainage solutions. Urban Water Journal, v. 21, n. 2, p. 204-218, 2024. https://doi.org/10.1080/1573062X.2023.2284958. Acesso em: 15 jul. 2025

PAGE, M. J.; MCKENZIE, J. E.; BOSSUYT, P. M.; BOUTRON, I.; HOFFMANN, T. C.; MULROW, C. D.; SHAMSEER, L.; Tetzlaff, J. M.; AKI, E. A.; BRENNAN, S. E.; CHOU, R.; GLANVILLE, J.; GRIMSHAW, J. M.; HRÓBJARTSSON, A.; LALU, M. M.; LI, T.; Loder, E. W.; MAYO-WILSON, E.; MCDONALD, S.; MCGUINNESS, L. A.; STEWART, L. A.; THOMAS, J.; TRICCO, A. C.; WELCH, V. A.; WHITING, P.; MOHER, D. The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. Systematic Reviews, v. 10, n. 89, p. 1-11, 2021. DOI: 10.1186/s13643-021-01626-4. Acesso em: 15 jul. 2025

PRZYBYLEK, A.; OLSZEWSKI, M. K. Adopting collaborative games into Open Kanban. In: 2016 Federated Conference on Computer Science and Information Systems (FedCSIS). IEEE, 2016. p. 1539-1543. http://dx.doi.org/10.15439/2016F509. Acesso em: 15 jul. 2025

SHIUE, Y.-M.; HSU, Y.-C. Understanding factors that affecting continuance usage intention of game-based learning in the context of collaborative learning. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 13, n. 10, p. 6445-6455, 2017. https://doi.org/10.12973/ejmste/77949. Acesso em: 15 jul. 2025

SHPAKOVA, A.; DÖRFLER, V.; MACBRYDE, J. Changing the game: a case for gamifying knowledge management. World Journal of Science, Technology and Sustainable Development, v. 14, n. 2/3, p. 143-154, 2017. https://doi.org/10.1108/WJSTSD-01-2017-0002. Acesso em: 15 jul . 2025

SOUSA, M.; ANTUNES, A. P.; PINTO, N.; ZAGALO, N. Fast serious analogue games in planning: the role of non-player participants. Simulation & Gaming, v. 53, n. 2, p. 175-193, 2022. https://doi.org/10.1177/10468781211073645. Acesso em: 15 jul. 2025

SPANELLIS, A.; HARVIAINEN, J. T. THIBAULT M. Gamification for sustainable development. Simulation & Gaming, v. 55, n. 3, p. 361-365, 2024. https://doi.org/10.1177/104687812412493. Acesso em: 15 jul. 2025

SZOKOLAY, S. V. Architecture, science and technology. In: The 38th International Conference of Architectural Science Association ANZAScA “Contexts of architecture”, Launceston, Tasmania. 2004. p. 10-12. Disponível em: https://anzasca.net/wp-content/uploads/2014/08/ANZAScA2004_Szokolay.pdf. Acesso em: 01 jul. 2025.

TAN, C. KW; NURUL‐ASNA, H. Serious games for environmental education. Integrative Conservation, v. 2, n. 1, p. 19-42, 2023. https://doi.org/10.1002/inc3.18. Acesso em: 15 jul. 2025

YU, A. T. W. Using jigsaw method to enhance the learning of research and consultancy techniques for postgraduate students. Engineering, Construction and Architectural Management, v. 24, n. 6, p. 1081-1091, 2017. https://doi.org/10.1108/ECAM-03-2016-0080. Acesso em: 15 jul. 2025

ZHONGGEN, Y. A meta-analysis of use of serious games in education over a decade. International Journal of Computer Games Technology, v. 2019, n. 1, p. 4797032, 2019. https://doi.org/10.1155/2019/4797032. Acesso em: 15 jul. 2025

Downloads

Publicado

2025-10-27

Como Citar

Bandeira, F. B. (2025). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS COM JOGOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DA ARQUITETURA: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Sistemática, 15(10), e8324 . https://doi.org/10.56238/rcsv15n10-010