O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LIMITES, DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Mônica Cristina Camargo Ferreira
  • Erika Patrícia Lacerda Dias Souza
  • Paula Nayara Nunes Rosa
  • Gilva Miranda Marinho
  • Mireli Aparecida Santos Motta
  • Marciléia Pereira do Carmo
  • Gleizielle Xavier Rocha de Souza
  • Gleise Xavier Rocha

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv15n11-002

Palavras-chave:

Artes Visuais, Educação Básica, BNCC, Desafios

Resumo

O presente artigo discute os limites, desafios e potencialidades do ensino de Artes Visuais na Educação Básica brasileira. O estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa e bibliográfica, analisando produções científicas, documentos oficiais e reflexões teóricas sobre o papel da arte na formação integral dos estudantes. A pesquisa destaca a relevância da arte como linguagem essencial, ao mesmo tempo em que evidencia obstáculos estruturais e pedagógicos, como a escassez de professores qualificados, a precariedade de recursos e a desvalorização histórica da disciplina. Por outro lado, ressalta as possibilidades de transformação social e cultural proporcionadas pelo ensino de Artes Visuais quando orientado de forma crítica e significativa. Conclui-se que a efetividade do ensino de arte depende do fortalecimento de políticas públicas, da formação docente e da valorização da disciplina como eixo central para o desenvolvimento humano e cidadão.

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Publicado

2025-11-14

Como Citar

Ferreira, M. C. C., Souza, E. P. L. D., Rosa, P. N. N., Marinho, G. M., Motta, M. A. S., do Carmo, M. P., de Souza, G. X. R., & Rocha, G. X. (2025). O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LIMITES, DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista Sistemática, 15(11), e8486. https://doi.org/10.56238/rcsv15n11-002