O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LIMITES, DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO CONTEXTO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv15n11-002Palavras-chave:
Artes Visuais, Educação Básica, BNCC, DesafiosResumo
O presente artigo discute os limites, desafios e potencialidades do ensino de Artes Visuais na Educação Básica brasileira. O estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa e bibliográfica, analisando produções científicas, documentos oficiais e reflexões teóricas sobre o papel da arte na formação integral dos estudantes. A pesquisa destaca a relevância da arte como linguagem essencial, ao mesmo tempo em que evidencia obstáculos estruturais e pedagógicos, como a escassez de professores qualificados, a precariedade de recursos e a desvalorização histórica da disciplina. Por outro lado, ressalta as possibilidades de transformação social e cultural proporcionadas pelo ensino de Artes Visuais quando orientado de forma crítica e significativa. Conclui-se que a efetividade do ensino de arte depende do fortalecimento de políticas públicas, da formação docente e da valorização da disciplina como eixo central para o desenvolvimento humano e cidadão.
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