O CORDEL COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE SAMPAIO EM JOSÉ DE FREITAS – PI
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv15n12-001Palavras-chave:
Cordel, Leitura, Escrita, Cultura Popular, Ensino de Língua PortuguesaResumo
O presente artigo analisa o uso do gênero literário cordel como recurso pedagógico para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Sampaio, em José de Freitas (PI). A pesquisa, de caráter descritivo e qualitativo, envolveu 70 alunos e buscou compreender como o trabalho com o cordel pode favorecer a aprendizagem da língua e fortalecer a identidade cultural dos estudantes. As oficinas de produção textual tiveram como proposta a escrita de autobiografias em formato de cordel, promovendo o protagonismo discente e o vínculo entre cultura popular e ensino formal. Os resultados evidenciam avanços significativos na coesão, coerência, criatividade e ampliação vocabular, além de maior engajamento e autoestima dos alunos. O projeto resultou na publicação de um livro coletivo de cordéis, consolidando o reconhecimento da expressão artística e linguística dos participantes. Conclui-se que o cordel constitui uma prática pedagógica humanizadora e inclusiva, capaz de articular leitura, escrita, identidade e cidadania, reafirmando o papel da escola como espaço de valorização da cultura regional e de formação de leitores e escritores críticos.
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