Afirmação de identidades LGBTQIA+: um estudo na escola estadual Vasco Vasques, em Manaus
Palavras-chave:
Gênero, Identidade de Gênero, LGBTQIA , Escola.Resumo
O presente trabalho tem a pretensão de colaborar com a percepção sobre conteúdos ligados a gênero e sexualidade e analisar como essa temática é tratada numa escola pública de ensino médio da cidade de Manaus. Em busca desse objetivo, após levantamento de farto material bibliográfico, aplicou-se, entre professores da Escola Estadual Vasco Vasques, um instrumento de pesquisa, com o fito de identificar como o ambiente escolar conduz suas ações em relação ao seu público LGBTQIA+. Os dados resultantes dessa consulta, após sistematização devida, foram organizados em gráficos, com potencial para facilitar sua compreensão. O estudo constatou que a escola, em que pese a existência de diplomas legais e documentos norteadores do processo educativo, é reflexo da sociedade em que se encontra inserida: discriminatória, retrógrada e vinculada a certa resistência em criar mecanismos capazes de principiar um movimento favorável à aceitação das diferenças. Destacou a pesquisa que a escola precisa alinhar-se à essência plural e democrática que lhe constitui a concepção como forma de resgatar, efetivamente, o seu papel de não apenas transmitir conhecimento acumulado, mas formar consciências críticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Regilson Gomes Guedes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.