ARTE, CULTURA E LETRAMENTO NA TERCEIRA IDADE
Palabras clave:
Literatura, Letramento, Ensino da Literatura, Oralidade, VivênciasResumen
O ensino da literatura é um transmissor de arte e cultura para várias gerações da sociedade brasileira, com a narração de histórias que surgem a partir do imaginário até situações que podem ter sido fruto da realidade de seus criadores. Objetivo deste artigo é relatar o trabalho de pesquisadores da área de literatura e letramento, que ocorreu no projeto de extensão Universidade da Terceira Idade, da Universidade Federal do Pará. Este trabalho está baseado em estudos de autores como Cosson (2006) e Soares (2003), os quais destacam a importância de uma abordagem mais ampla na hora de ensinar sobre a literatura. É importante levar em consideração, não apenas a compreensão que os alunos terão sobre o texto, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas e interpretativas do aluno. O trabalho utilizou como metodologia o estudo da literatura e seu letramento para o público idoso, com a utilização da oralidade e vivências do leitor, utilizando muito da literatura paraense, como sua história e cultura local. A oralidade e as vivências dos alunos foram imprescindíveis para o andamento das aulas, pois permitiram o conhecimento da cultura paraense através do olhar dos participantes. Ademais, foi apresentado como instrumento de ensino: músicas, imagens e a obra como um todo para atrair atenção e interesse do leitor.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Emerson Andion Souza Soares, Débora do Socorro da Silva Gaspar, Thamires Fernanda C. de O. Vasconcelos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.