ARTE, CULTURA E LETRAMENTO NA TERCEIRA IDADE

Autores/as

  • Emerson Andion Souza Soares
  • Débora do Socorro da Silva Gaspar
  • Thamires Fernanda C. de O. Vasconcelos

Palabras clave:

Literatura, Letramento, Ensino da Literatura, Oralidade, Vivências

Resumen

O ensino da literatura é um transmissor de arte e cultura para várias gerações da sociedade brasileira, com a narração de histórias que surgem a partir do imaginário até situações que podem ter sido fruto da realidade de seus criadores. Objetivo deste artigo é relatar o trabalho de pesquisadores da área de literatura e letramento, que ocorreu no projeto de extensão Universidade da Terceira Idade, da Universidade Federal do Pará. Este trabalho está baseado em estudos de autores como Cosson (2006) e Soares (2003), os quais destacam a importância de uma abordagem mais ampla na hora de ensinar sobre a literatura. É importante levar em consideração, não apenas a compreensão que os alunos terão sobre o texto, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas e interpretativas do aluno. O trabalho utilizou como metodologia o estudo da literatura e seu letramento para o público idoso, com a utilização da oralidade e vivências do leitor, utilizando muito da literatura paraense, como sua história e cultura local. A oralidade e as vivências dos alunos foram imprescindíveis para o andamento das aulas, pois permitiram o conhecimento da cultura paraense através do olhar dos participantes. Ademais, foi apresentado como instrumento de ensino: músicas, imagens e a obra como um todo para atrair atenção e interesse do leitor.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.041-004

Publicado

2025-02-11

Cómo citar

Soares, E. A. S., Gaspar, D. do S. da S., & Vasconcelos, T. F. C. de O. (2025). ARTE, CULTURA E LETRAMENTO NA TERCEIRA IDADE. Seven Editora, 45-58. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/6532