A judicialização da/na educação infantil: mapeando a produção acadêmica brasileira e estadunidense

Authors

  • Franceila Auer
  • Kalinca Costa Pinto das Neves
  • Denizia da Penha Santos
  • Daline Ferreira dos Santos
  • Isabelle Benson Gama Rocha
  • Carolina Soprani Valente Muniz
  • Vania Carvalho de Araújo

Keywords:

Educação infantil, direito, judicialização

Abstract

Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, tem como objetivo mapear a produção acadêmica brasileira e estadunidense relativa à judicialização da/na educação infantil, tomando por referência as bases de dados (Capes, Scielo e Anped) do Brasil e Eric dos EUA. Para o tratamento dos dados, privilegia os anos de publicação, os tipos de produção científica, os estados do Brasil e dos EUA em que foram realizados, bem como as temáticas recorrentes organizadas em categorias de análise “Políticas de Financiamento e Desenvolvimento Educacional”, “Educação Inclusiva”, “Educação e Direito”, “Currículo, Formação e Práticas Educacionais” e “Outros”. Os resultados evidenciam primazia de estudos nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul dos EUA, com ênfase nos debates sobre qualidade, legislação educacional, pobreza, segregação escolar e as desigualdades de financiamento nos distritos, já no Brasil, há uma concentração nas regiões Sudeste e Sul, com destaque para discussões sobre acesso à educação.

DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-050

Published

2023-10-02

How to Cite

Auer, F., das Neves, K. C. P., Santos, D. da P., dos Santos, D. F., Rocha, I. B. G., Muniz, C. S. V., & de Araújo, V. C. (2023). A judicialização da/na educação infantil: mapeando a produção acadêmica brasileira e estadunidense. Seven Editora. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/2734