Balanço de produção acadêmica: educação infantil quilombola

Authors

  • Cira Alves Martins
  • Jaqueline Pasuch
  • Jucileide Alves Ribeiro
  • Loriége Pessoa Bittencourt
  • Maria de Fátima da Costa Almeida
  • Marileide do Carmo Amorim Arruda
  • Marizeth de Amorim Campos
  • Marcela Almeida Amorim
  • Nilson Ferreira da Silva
  • Wender Sandro Amorim Oliveira

Keywords:

Educação Infantil, Educação Infantil Quilombola, Infância Pantaneira

Abstract

Este artigo apresenta levantamento das produções
científicas publicadas no Catálogo da Capes no Brasil,
tendo como base as dissertações e teses de doutorado
que tratam do tema: Educação Infantil Quilombola.
Para realizar foi preciso utilizar nove Descritores que
são: “Educação Infantil”, “Educação Infantil
Quilombola”, “Infância Quilombola”, “Infância
Pantaneira”, “Identidade Pantaneira/Quilombola”,
“Identidade Quilombola”, “Identidade Pantaneira”,
“Diversidade Cultural e Infância”, “Diversidade e
Infância”. Tendo como limites temporais período de
dez anos considerando de 2009 á 2018. Para coleta
dos dados utilizou-se a plataforma Catálogo de Teses
e Dissertações da Plataforma da Capes. Após realizar
o levantamento e análise, foi feita uma criteriosa
leitura dos resumos de todos os trabalhos encontrados
de acordo com o filtro, para ver quais dissertações e
teses contemplam correlações com a temática
educação infantil quilombola. O balanço nos aponta
que há necessidades de ampliar pesquisas sobre a
etapa inicial da educação básica principalmente na
modalidade quilombola

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-013

Downloads

Published

2023-01-17

How to Cite

Martins, C. A., Pasuch, J., Ribeiro, J. A., Bittencourt, L. P., Almeida, M. de F. da C., Arruda, M. do C. A., Campos, M. de A., Amorim, M. A., Silva, N. F. da, & Oliveira, W. S. A. (2023). Balanço de produção acadêmica: educação infantil quilombola. Seven Editora, 128-142. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/30