Corporalidade na educação transformadora: Um resgate para o ensino superior
Palabras clave:
Transformative Education, Corporality, Paradigm, Subjectivity, PedagogyResumen
As reflexões sobre educação transformadora abrangem com frequência questões como mudanças de paradigmas, valorização do sujeito, afetividade nas relações, modos de aprender e ensinar mais instigantes e efetivos. Diversos autores e teorias apontam o corpo como elemento a ser reconhecido nessas dinâmicas. Entretanto, os argumentos sobre a corporalidade, que designa o caráter vivo e experiencial do corpo, aparecem em geral de modo difuso ao longo de diferentes obras e discussões, e muitas vezes bastante focados na educação de crianças e adolescentes. Este artigo se propõe a fazer uma compilação de argumentos relevantes sobre a potência da corporalidade na educação transformadora na perspectiva do ensino superior, de modo a contribuir com a ampliação e aprofundamento desse caminho de pesquisa e reflexão. Para tanto, realiza uma revisão de literatura que identifica a questão da corporalidade na educação transformadora em termos de paradigmas, subjetividade, organicidade e pedagogia.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ricardo Barretto Barboza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.