O ensino da matemática na EJA: Os limites e desafios na prática pedagógica

Autores

  • Gean Pereira Silva Junior
  • Leticia Martelo Pagoto
  • Jaine Martelo Pagoto
  • Rodrigo Andraus Bispo
  • Maria Paula Hêngling Christófani Moraes
  • João Victor Fazzan
  • Adriana Maria Pereira
  • Carlos Henrique Rossi
  • Natalia Antoniali
  • Daiane Simiele Ochiussi

Palavras-chave:

Adult and Youth Education (AYE), Mathematical Literacy and Numeracy, Social inclusion

Resumo

Este trabalho aborda a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como uma modalidade de ensino voltada para a inclusão social e a formação integral de indivíduos que não concluíram sua educação básica na idade apropriada. A EJA enfrenta, como a evasão escolar e a falta de recursos, tornando necessário o fortalecimento de políticas educacionais nessa área. O objetivo deste estudo é analisar os desafios e oportunidades da EJA no desenvolvimento do letramento com foco no ensino da matemática, por meio de uma revisão de literatura. A metodologia envolveu um levantamento bibliográfico abrangente, buscando subsídios teóricos e conceituais. O papel do professor na EJA é destacado, com ênfase na importância do aspecto afetivo na aprendizagem. O trabalho também discute a alfabetização e o letramento, destacando sua relação e relevância na educação. O letramento matemático é introduzido como fundamental para a compreensão de situações cotidianas.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.010-052

Publicado

2024-06-11

Como Citar

Junior, G. P. S., Pagoto, L. M., Pagoto, J. M., Bispo, R. A., Moraes, M. P. H. C., Fazzan, J. V., Pereira, A. M., Rossi, C. H., Antoniali, N., & Ochiussi, D. S. (2024). O ensino da matemática na EJA: Os limites e desafios na prática pedagógica. Seven Editora, 850-860. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/4677