Vivências da monitoria nos cursos da área da saúde de uma instituição de ensino superior durante a pandemia do novo coronavírus: Construindo teias e desatando nós

Authors

  • Roberta Oliveira Caetano
  • Letícia Ramos Pereira
  • Amanda Fernandes Prata
  • Isadora Gonçalves Freire
  • Patrícia Aparecida Baumgratz de Paula

Keywords:

Ensino Remoto Emergencial, Instituição de Ensino Superior, Novo CoronaVírus, Tutores

Abstract

Com o início da pandemia do novo Coronavírus houve a necessidade de criação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) pelas Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse sentido, houve uma redefinição do processo ensino-aprendizagem e do papel da monitoria. O enfoque deste estudo foi expor através da matriz SWOT ou FOFA as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do processo ensino-aprendizagem durante a adaptação para este novo modo de ensino. Este trabalho trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência realizado pelas discentes de odontologia enquanto monitoras dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Odontologia da disciplina Sociologia da Saúde, durante o ERE. Foi possível analisar através deste estudo como fatores internos, forças e ameaças, que ajudaram no desenvolvimento da monitoria seriam a possibilidade de flexibilização do horário para tirar-dúvidas e o trabalho em equipe, e que atrapalhavam na conquista do objetivo foi a dificuldade de adaptação na plataforma e conciliar com as demais atividades estudantis. Quanto aos fatores externos, oportunidades e fraquezas, a experiência para vida acadêmica e profissional e o treinamento pelo CEAD para utilização da plataforma Moodle, foram fatores que ajudaram, e a resistência dos discentes e a falta de contato presencial para criação de vínculos foram vistos como fatores que atrapalharam. A monitoria no Ensino Remoto Emergencial foi essencial para estabelecer vínculos, mesmo com dificuldades, sendo de fundamental importância para que os discentes conseguissem se adaptar ao ERE. Além disso, o vínculo entre as monitoras e a docente se fortaleceu no decorrer do trabalho.

DOI:https://doi.org/10.56238/cienciasaudeestuepesv1-032

Published

2023-03-24

How to Cite

Caetano, R. O., Pereira, L. R., Prata, A. F., Freire, I. G., & de Paula, P. A. B. (2023). Vivências da monitoria nos cursos da área da saúde de uma instituição de ensino superior durante a pandemia do novo coronavírus: Construindo teias e desatando nós. Seven Editora. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/563