A VOZ DE UMA EDUCADORA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA AMÉRICA LATINA, INSPIRADA NA FILOSOFIA DE LORIS MALAGUZZI
Palavras-chave:
Enfoque educativo Reggio Emilia/Italia, Educação Infantil, Empreendimento, ProtagonismoResumo
Este trabalho apresenta uma análise de práticas educativas inspirada na filosofia de Loris Malaguzzi, desenvolvidas por uma é pedagogista e atelierista que trabalha na Escola Casa da Infância na cidade de Salvador, Bahia na América Latina Os resultados da prática educativa da educadora evidenciam como a aproximação com os princípios educativos da filosofia de Loris Malaguzzi são traduzidos em estratégias de aprendizagem, por meio das cem linguagens da criança, da escuta, da investigação, da documentação e da participação fizeram uma aproximação com a abordagem utilizada nas escolas de educação infantil de Reggio Emilia/Itália, demostrando como essa prática educativa, potencializam e favorecem a aprendizagem das crianças na América latina, desenvolvendo a criatividade, a autonomia, o comportamento empreendedor e o protagonismo infantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aparecida Garcia Pacheco Gabriel, Jacqueline Silva da Silva, Silvana Neumann Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.