A VOZ DE UMA EDUCADORA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA AMÉRICA LATINA, INSPIRADA NA FILOSOFIA DE LORIS MALAGUZZI

Autores

  • Aparecida Garcia Pacheco Gabriel
  • Jacqueline Silva da Silva
  • Silvana Neumann Martins

Palavras-chave:

Enfoque educativo Reggio Emilia/Italia, Educação Infantil, Empreendimento, Protagonismo

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise de práticas educativas inspirada na filosofia de Loris Malaguzzi, desenvolvidas por uma é pedagogista e atelierista que trabalha na Escola Casa da Infância  na cidade de Salvador, Bahia na América Latina Os resultados da prática educativa da educadora evidenciam como a aproximação com os princípios educativos da filosofia de Loris Malaguzzi são traduzidos em estratégias de aprendizagem, por meio  das cem linguagens da criança, da escuta, da investigação, da documentação e da participação fizeram uma aproximação com a abordagem utilizada nas escolas de educação infantil de Reggio Emilia/Itália, demostrando como essa prática educativa, potencializam e favorecem a aprendizagem das crianças na América latina, desenvolvendo a criatividade, a autonomia, o comportamento empreendedor e o protagonismo infantil.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-136

Publicado

2025-01-05

Como Citar

Gabriel, A. G. P., da Silva, J. S., & Martins, S. N. (2025). A VOZ DE UMA EDUCADORA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA AMÉRICA LATINA, INSPIRADA NA FILOSOFIA DE LORIS MALAGUZZI. Seven Editora, 2143-2158. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/6338