Acolhimento humanizado da demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (APS) de uma Unidade de Saúde da Família (USF)

Autores

  • Carla Ozileila Oliveira Monteiro
  • Seyna Ueno Rabelo Mendes
  • Aline Almeida Barbaresco D'Alessandro
  • Felismário Medeiros da Silva
  • Renan Pena Modesto
  • Isabela Maria Moura Almeida
  • Layra Eugenio Pedreira
  • Hiago Costa de Almeida
  • Maykon Jhuly Martins de Paiva
  • Walmirton Bezerra D'Alessandro

Palavras-chave:

Reception, Caution, Primary Health Care, Family Health Strategy

Resumo

A Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível do sistema de saúde e a porta de entrada do usuário para os serviços. Constitui um ambiente físico e social mais próximo da comunidade e requer dos profissionais que ali atuam um arsenal diversificado e complexo de tecnologias, incluindo a humanização do cuidado. Ressalta-se que o acolhimento aos usuários é essencial para assegurar os princípios do Sistema Único de Saúde, potencializando um maior nível de qualidade na assistência aos usuários. Objetivou-se relatar o processo de elaboração de diretrizes sobre acolhimento na UBS acolhida, com vistas à melhoria da qualidade dos serviços prestados, identificando as potencialidades e dificuldades do processo de trabalho da equipe de acolhimento. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo relato de experiência no cenário da prática do Centro de Saúde 1304 sul no município de Palmas/TO. Participaram da experiência 11 pessoas, sendo 05 recepcionistas, 04 agentes comunitários de saúde e 02 técnicos de enfermagem. O plano de análise dos dados seguiu o método Hollyday para sistematização. Realizamos 2 oficinas, atividades divertidas, rodas de conversa para discutir cada cena criada e presenciada. Foram mapeadas as fragilidades apontadas pelos participantes, que serviram como elementos para nortear a elaboração de orientações de acolhimento na recepção da unidade de saúde. Os encontros possibilitaram a reflexão sobre a prática das recepcionistas e sua relação com os usuários e demais membros da equipe. Essa experiência nos mostrou que a reflexão aqui empreendida contribuirá para a busca de respostas para as principais questões levantadas, bem como poderá ser incorporada ao processo de trabalho das equipes.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.001-022

Publicado

2024-02-20

Edição

Seção

Articles

Como Citar

Monteiro, C. O. O., Mendes, S. U. R., D'Alessandro, A. A. B., Silva, F. M. da, Modesto, R. P., Almeida, I. M. M., Pedreira, L. E., Almeida, H. C. de, Paiva, M. J. M. de, & D'Alessandro, W. B. (2024). Acolhimento humanizado da demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (APS) de uma Unidade de Saúde da Família (USF). Seven Editora, 273-283. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/3638