As oportunidades e os desafios da educação em tempo integral nas escolas: Um estudo quantitativo

Autores/as

  • Lucas Alves de Oliveira Lima
  • Teddy Talbot
  • Flávio Arantes Campos
  • Bruno Henrique Fernandes da Silva
  • Iranildo de Oliveira Nery
  • Lindalva do Remedio Oliveira Cerqueira
  • Mayanna Ferreira Santos
  • Marcos André de Souza
  • Charles Portos Rodrigues
  • Camila da Costa Lacerda Tolio Richardt

Palabras clave:

Education, Challenges, Opportunities

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios e as oportunidades da educação em tempo integral. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa com uma amostra composta por 60 professores. A coleta de dados envolveu a aplicação de questionários estruturados de forma presencial e remota. Os resultados indicam uma percepção positiva geral sobre a eficácia desse modelo educacional, enfatizando a importância da colaboração entre educadores e do desenvolvimento de habilidades de liderança. No entanto, foram identificados desafios como a gestão do tempo e do currículo, assim como a necessidade de infraestrutura adequada, evidenciando a urgência de estratégias e investimentos infraestruturais. Quanto às oportunidades, destacam-se a diversificação das atividades extracurriculares, o envolvimento dos pais na vida escolar e a implementação de práticas inovadoras de ensino, oferecendo perspectivas promissoras para enriquecer a experiência educacional e fortalecer a parceria entre escola, família e comunidade. Assim, conclui-se que a educação em tempo integral apresenta um panorama rico em desafios e oportunidades, cujo reconhecimento é essencial para aprimorar continuamente o processo educacional, preparando os alunos para os desafios e oportunidades do século XXI.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-055

Publicado

2024-04-08

Cómo citar

Lima, L. A. de O., Talbot, T., Campos, F. A., Silva, B. H. F. da, Nery, I. de O., Cerqueira, L. do R. O., Santos , M. F., Souza , M. A. de, Rodrigues , C. P., & Richardt , C. da C. L. T. (2024). As oportunidades e os desafios da educação em tempo integral nas escolas: Um estudo quantitativo. Seven Editora, 785-794. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/4073