Gamificação e a aplicabilidade no processo de inclusão escolar

Autores/as

  • Lindalva do Remedio Oliveira Cerqueira
  • Karllos Alexandre Sousa Pereira
  • Gabriel Antonio Ogaya Joerke
  • Thaison de Barros Pimenta
  • Tatiane de Souza Gil
  • Neide Rossi
  • Dayana de Lourdes Araujo Garcez Fernandes
  • José Mário Delaiti de Melo
  • Angela de Melo Santos
  • Ednalva Soares dos Santos
  • Iraneide Targino Bastos
  • Evódia Damasceno Romão

Palabras clave:

Gamification, School inclusion, Education

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi analisar a aplicabilidade da gamificação no processo de inclusão escolar. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa com 80 professores. Como resultado, a pesquisa evidenciou a aplicabilidade da gamificação no processo de inclusão escolar, com a maioria dos participantes reconhecendo sua eficácia para promover a inclusão de alunos. Os professores percebem a gamificação como uma ferramenta capaz de criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, motivador e adaptado às necessidades individuais dos estudantes. Ao analisar como a gamificação auxilia nesse processo, os resultados destacaram benefícios como a adaptação individualizada, maior engajamento dos alunos, ensino personalizado e redução de barreiras. No entanto, foram identificadas dificuldades, como a falta de recursos tecnológicos e capacitação docente, além da resistência da liderança escolar. Para superar tais desafios, os participantes sugeriram investir em infraestrutura tecnológica, oferecer formação contínua aos professores e promover parcerias interinstitucionais. Essas estratégias refletem a necessidade de uma abordagem integrada para aproveitar o potencial da gamificação na promoção de uma educação mais inclusiva e equitativa.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-062

Publicado

2024-04-25

Cómo citar

Cerqueira, L. do R. O., Pereira, K. A. S., Joerke, G. A. O., Pimenta, T. de B., Gil , T. de S., Rossi , N., Fernandes , D. de L. A. G., Melo , J. M. D. de, Santos, A. de M., Santos, E. S. dos, Bastos, I. T., & Romão, E. D. (2024). Gamificação e a aplicabilidade no processo de inclusão escolar . Seven Editora, 873-882. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/4241