As contribuições dos jogos lúdicos e tecnologias digitais para a educação

Autores/as

  • Gildo Renê Sousa Ferreira
  • Francisco Roldineli Varela Marques
  • Ana Paula de Souza e Silva
  • Matheus Pereira Rodrigues Marinho
  • Anderson Alves da Silva
  • Thaison de Barros Pimenta
  • Luiz Henrique dos Santos da Cruz Marques
  • Claison Maldonado das Neves
  • Silvia Ximenes Oliveira
  • José de Lourdes Soares Guida
  • Iranildo de Oliveira Nery
  • Hidra Santana e Silva Morais

Palabras clave:

Playful games, Digital technologies, Education

Resumen

O estudo teve como objetivo analisar a integração de jogos lúdicos e tecnologias digitais na educação, investigando seus impactos no processo de ensino e aprendizagem. O método consistiu em uma pesquisa bibliográfica, a qual envolveu o levantamento de artigos científicos nas plataformas Scopus, SciElo e Google Acadêmico. Como resultado, constatou-se o desenvolvimento histórico e conceitual dos jogos lúdicos e tecnologias digitais na educação, desde as civilizações antigas até os avanços contemporâneos, destacando seu uso como ferramentas pedagógicas eficazes para promover o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração entre os estudantes. A integração desses recursos representa uma revolução no campo pedagógico, oferecendo oportunidades para promover o engajamento, a personalização e a inclusão no processo de ensino e aprendizagem. Os jogos e tecnologias digitais possibilitam uma abordagem flexível e adaptativa, permitindo que cada aluno progrida em seu próprio ritmo e estilo, enquanto promove interações colaborativas e inclusivas. A importância de continuar explorando e aprimorando essa integração foi enfatizada, visando criar ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, inclusivos e centrados no aluno.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-006

Publicado

2024-04-30

Número

Sección

Articles

Cómo citar

Ferreira , G. R. S., Marques, F. R. V., Silva , A. P. de S. e, Marinho , M. P. R., Silva, A. A. da, Pimenta, T. de B., Marques, L. H. dos S. da C., Neves, C. M. das, Oliveira, S. X., Guida, J. de L. S., Nery, I. de O., & Morais , H. S. e S. (2024). As contribuições dos jogos lúdicos e tecnologias digitais para a educação. Seven Editora, 62-68. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/4285