O ensino de vacinação e vacina: Um relato de experiência em plena pandemia da COVID-19

Autores/as

  • Francisca Faustilene da Silva Ribeiro
  • Antônio Celso da Silva Alves
  • Millena Raimunda Martins de Almeida Carvalho
  • José Fernando Santos Rodrigues Junior
  • Sumaia Almeida Ramos
  • Elisângela Soares Ribeiro
  • Anderlyvia Nunes Franklin
  • Gualberto de Abreu Soares

Palabras clave:

PROEJA, Student protagonism, Teaching by research

Resumen

A vacinação é uma ação de saúde pública que causa bons impactos na saúde individual e coletiva (MALAGUTTI, 2011). Quando uma pessoa é vacinada a população também fica protegida. O presente trabalho tem o objetivo geral de apresentar um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) com conceitos chaves sobre vacina e vacinação, desenvolvida com estudantes da segunda série do Ensino Médio Integrado ao Profissional em Saúde da modalidade PROEJA. A experiência ocorreu em duas aulas de 50 minutos cada, com estudantes da segunda série do Ensino Médio Integrado ao Profissional em Saúde da modalidade PROEJA. As aulas ocorreram durante o segundo semestre do ano de 2020 e de forma remota, por meio de grupo de aplicativo de mensagens instantânea WhatsApp. O tema abordado nas aulas foi Sistema Imunológico e o conteúdo foi vacina e vacina da Covid19. O tema e o conteúdo foi desenvolvido nas aulas da disciplina de Biologia. Contou com a participação total de 17 estudantes. E para o desenvolvimento dessas aulas foram usados: notebook, smartphones e livro texto. Ao final do processo da aplicação da SEI para o desenvolvimento do ensino por investigação podemos inferir que colocar o aluno no centro do processo é uma tarefa desafiadora e por conta de duas variáveis de difícil gerenciamento, que são elas: 1º - O aluno afastado do chão da Escola tem dificuldade de interação com seus pares e com o professor e isso cria uma resistência natural a novas formas de aprender. 2º - Ações inovadoras que tiram o aluno da sua zona de conforto sempre são rejeitadas de início.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.014-008

Publicado

2024-06-26

Cómo citar

Ribeiro, F. F. da S., Alves, A. C. da S., Carvalho, M. R. M. de A., Junior, J. F. S. R., Ramos, S. A., Ribeiro, E. S., Franklin, A. N., & Soares, G. de A. (2024). O ensino de vacinação e vacina: Um relato de experiência em plena pandemia da COVID-19. Seven Editora, 100-108. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/4841