Debates conceituais sobre a alfabetização, letramento e literacia
Palabras clave:
Reading and writing, Theoretical conception, Educational public policy, Brazilian realityResumen
Este texto explora os conceitos de alfabetização, letramento e literacia por meio da abordagem qualitativa. A metodologia empregada incluiu análise bibliográfica e documental para alcançar os objetivos propostos. O estudo buscou compreender as diferenças conceituais entre alfabetização, letramento e literacia, baseando-se em revisões bibliográficas de obras de Soares (2009, 2017a, 2017b, 2020), Kleiman (1995, 2005) e Tfouni (2002, 2018). Além disso, o estudo propôs um debate sobre a aproximação e a contraposição desses conceitos nos documentos oficiais que orientam as políticas educacionais para o ensino da leitura e escrita no Brasil, como o Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa (PCNs LP), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Decreto nº 9.765 de 11/04/2019, que instituiu a Política Nacional de Alfabetização, e o Caderno Orientador da Política Nacional de Alfabetização (PNA). Como resultados, os termos alfabetização, letramento e literacia desempenham papéis importantes nas práticas educacionais, sendo encontrados tanto nos documentos normativos de ensino quanto nas atividades de formação continuada dos professores (Pró-Letramento e PNAIC). Vale ressaltar que eles não são métodos de ensino e tampouco sinônimos, pois cada um possui sua própria especificidade, embora estejam intimamente relacionados. Assim, faz-se crucial que os profissionais da educação que planejam as ações pedagógicas no processo de ensino da leitura e escrita possam identificar claramente esses termos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Paula Rejane de Araújo Valente, Pérsida da Silva Ribeiro Miki

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.