Jogos e brincadeiras: Possibilidades pedagógicas e de desenvolvimento psicossocial

Autores

  • Kátia Rodrigues Montalvão Paias

Palavras-chave:

Jogos, Brincadeiras, Desenvolvimento

Resumo

Os jogos e as brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento psicossocial das crianças. Deste modo, os jogos e as brincadeiras podem ser utilizados como ferramentas pedagógicas de desenvolvimento na educação Infantil. A Educação Infantil abrange as crianças de três anos até cinco anos de idade e onze meses. Este artigo busca responder à problemática: Como utilizar os jogos e as brincadeiras em um plano de aula  na Educação Infantil – Fase I?Este artigo apresenta uma proposta de intervenção  para as crianças Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses). O campo de experiência escolhido para a preparação da aula é o “O eu, o outro e o nós”.  Os objetivos deste campo escolhidos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é o (EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras. E o (EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.020-008

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Publicado

2024-08-20

Como Citar

Paias, K. R. M. (2024). Jogos e brincadeiras: Possibilidades pedagógicas e de desenvolvimento psicossocial. Seven Editora, 116-124. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/5358