TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA UM ENSINO INCLUSIVO E PERSONALIZADO

Autores/as

  • Davi Patrício Kzam Pereira
  • Luís Davi Santos Fernandes
  • Emerson Ferreira Abreu
  • Luana Larissa Aires Franco
  • Leonardo da Silva Nascimento
  • Isabelle Cristhine Marques Moreno
  • Carlos Eduardo Barbosa Gomes
  • Rolzele Robson Marques
  • Ana Luíza Paixão de Araújo
  • Ysadora Soares Pinheiro
  • Alana das Chagas Ferreira Aguiar
  • Ilisandra Zanandrea

Palabras clave:

Inclusive education, Digital education, Digital technology

Resumen

Este trabalho aborda as transformações na educação impulsionadas por novas tecnologias e práticas pedagógicas, para tornar o ensino mais inclusivo, personalizado e dinâmico. A integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tem reconfigurado o processo de ensino-aprendizagem, promovendo métodos interativos, colaborativos e centrados no aluno. A utilização de tecnologias como inteligência artificial, realidade aumentada e gamificação facilita a adaptação do ensino às necessidades individuais dos alunos, levando em consideração seu ritmo de aprendizagem e interesses. A educação contemporânea também se beneficia de práticas que conectam teoria e prática, contextualizando o conteúdo para torná-lo mais relevante. No entanto, o processo de adoção de novas metodologias enfrenta desafios, como a resistência de educadores e a desigualdade no acesso a tecnologias. A formação de professores para integrar as TICs com os conhecimentos pedagógicos é essencial para garantir o sucesso das inovações. Além disso, é necessário criar ambientes de aprendizagem interativos e colaborativos, que permitam aos alunos se tornarem protagonistas de seu aprendizado. O texto destaca, ainda, a importância de considerar o contexto sociocultural dos alunos, evidenciando a interação entre educação formal e o ambiente familiar no processo educativo.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-008

 

Publicado

2024-11-26

Cómo citar

Pereira, D. P. K., Fernandes, L. D. S., Abreu, E. F., Franco, L. L. A., Nascimento, L. da S., Moreno, I. C. M., Gomes, C. E. B., Marques, R. R., de Araújo, A. L. P., Pinheiro, Y. S., Aguiar, A. das C. F., & Zanandrea, I. (2024). TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA UM ENSINO INCLUSIVO E PERSONALIZADO. Seven Editora, 84-112. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/6115