SABERES E CULTURAS POPULARES: DIÁLOGOS ENTRE EXPERIÊNCIAS E ECOLOGIA DE SABERES NA ZONA DA MATA MINEIRA
Palabras clave:
Educação, Cultura Popular, Pedagogia Crítica, Troca de Saberes/UFVResumen
Nesta pesquisa, os autores discutem alguns fundamentos, pressupostos, princípios e conceitos importantes para o trabalho com a Educação Popular. Examinam os conceitos básicos de cultura correlacionando-os com a necessidade da valorização dos saberes e conhecimentos produzidos pelos setores marginalizados da sociedade moderna. Neste texto, os autores mostram que o trabalho com as mais diversas formas de culturas demanda abrir mão de concepções dogmáticas, justamente por compreenderem o conceito de cultura inserido num contexto histórico e social espontâneo e livre, onde os atores sociais constroem sua identidade cultural independente das concepções e conceitos culturais impostos pelo Estado e pelas elites econômicas detentoras do poder político e econômico que regem a sociedade moderna. Faz uma distinção entre os saberes advindos dos setores populares daqueles produzidos pelo Estado capitalista e reproduzidos pelo ensino formal. Por fim, o artigo apresenta aspectos e registros da riqueza de diálogos culturais da “Troca de Saberes”, evento realizado na UFV.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-077
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Derechos de autor 2024 Valter Machado da Fonseca , Carmen Lucia Ferreira Silva

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