A RELAÇÃO ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

Autores/as

  • Claudienne da Cruz Ferreira
  • Evanleide de Fátima Almeida Gusmão
  • Luiz Cláudio Azevedo Gomes
  • Francinilde Lima Rodrigues
  • Moacir Carlos Rodrigues Nunes
  • Jaglaisse Santos Figueiredo
  • Antonio Marcos Medeiros Dias
  • Sandra Silva dos Santos
  • Luciene Rosa Azevedo Soares Castro

Palabras clave:

Gestão democrática, Educação pública, Escola, Projeto político-pedagógico (PPP), Autonomia

Resumen

A gestão democrática é um dos pilares fundamentais da educação pública no Brasil, sendo o projeto político-pedagógico (PPP) o documento responsável por definir a identidade da escola. Este estudo tem como objetivo demonstrar a relevância da gestão democrática para a elaboração e implementação do PPP nas escolas públicas brasileiras, destacando sua influência na prática cotidiana escolar. Para tanto, o trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre a relação entre gestão democrática e a construção e aplicação do PPP, enfatizando a importância de um espaço de autonomia escolar. As análises evidenciam que a gestão democrática e o PPP se complementam, contribuindo para a efetivação de uma gestão escolar mais participativa e inclusiva.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.038-007

Publicado

2024-12-30

Cómo citar

Ferreira, C. da C., Gusmão, E. de F. A., Gomes, L. C. A., Rodrigues, F. L., Nunes, M. C. R., Figueiredo, J. S., Dias, A. M. M., dos Santos, S. S., & Castro, L. R. A. S. (2024). A RELAÇÃO ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. Seven Editora. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/6310