METODOLOGIA ATIVA NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O WEBFÓLIO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGENS
Palabras clave:
Professor-mediador, Sociointeracionismo, Tecnologias na Educação, Webfólio PedagógicoResumen
A necessidade de práticas educativas integradas às tecnologias é algo mais do que urgente na escola pós-moderna. Dito isso, e com o intuito de trabalhar com metodologias ativas que articulem os conteúdos programáticos com o uso da tecnologia, este capítulo tem como objetivo discutir sobre o Webfólio Pedagógico e a sua aplicabilidade na sala de aula. Esse recurso didático é um potencializador para a participação efetiva dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a sua dinamicidade e a sua relação com a realidade do estudante. Nesse sentido, esta pesquisa surge da nossa atuação como docentes na educação básica, fundamentada em nossas aulas ministradas nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, realizada em duas escolas municipais dos Anos Finais do Ensino Fundamental em João Pessoa (PB). Como aporte teórico, nos referenciamos em Boas (2005) e Tibúrcio, Fonseca e Cunha (2020), ao refletir sobre como o Webfólio Pedagógico atua como uma ferramenta facilitadora de aprendizagens; em Tébar (2011), ao mencionar a importância do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem; em Freire (2005), ao destacar a importância de uma pedagogia crítica; em Libâneo (1994), ao abordar a Tendência Pedagógica Crítico-Social; e em Vygotsky (2017), com a sua perspectiva sociointeracionista. Além disso, nos respaldamos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao mencionar a obrigatoriedade do trabalho com os recursos tecnológicos na escola. Como resultados, acreditamos que a incorporação do Webfólio Pedagógico favorece a autonomia dos estudantes, promovendo uma aprendizagem reflexiva e contextualizada, além de incentivar a autoavaliação e a autoaprendizagem.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Tarcisio Andrade do Nascimento, Erick Igor Mousinho de Souza, Daniele dos Santos Ferreira Dias

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.