O PROTAGONISMO DO ENFERMEIRO NA INSERÇÃO DE DIU UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO EM CAMPO GRANDE/MS ENTRE 2019 E 2023
Palabras clave:
Métodos contraceptivos, DIU, Capacitação de enfermeiros, Residência multiprofissional, Enfermagem, Planejamento familiarResumen
O planejamento familiar é um direito garantido por lei e fundamental para que os indivíduos possam tomar decisões informadas sobre sua reprodução. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) desempenha papel crucial, oferecendo acesso a métodos contraceptivos, incluindo os Dispositivos Intrauterinos (DIUs), que são métodos reversíveis de longa duração (LARC) com alta eficácia. O DIU de cobre, por exemplo, tem validade de até 10 anos e eficácia de 99%. A inserção do DIU pode ser realizada tanto por médicos quanto por enfermeiros capacitados, uma prática regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), ampliando o acesso a esse método, especialmente em regiões com escassez de médicos.
Em Campo Grande (MS), programas de capacitação têm treinado enfermeiros para inserir DIUs, contribuindo para um aumento nas inserções, especialmente com a atuação dos enfermeiros residentes no projeto TEIAS. Esse estudo visa analisar a quantidade de inserções de DIUs realizadas por médicos e enfermeiros, destacando o papel fundamental dos enfermeiros e dos programas de residência na promoção do planejamento familiar na Atenção Primária à Saúde.
A pesquisa é quantitativa, baseada em dados secundários do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) entre os anos de 2019 e 2023. Os resultados mostram o impacto positivo da inserção de DIUs por enfermeiros no aumento do acesso a métodos contraceptivos, refletindo o avanço no planejamento reprodutivo no SUS.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Anaísis Araújo de Lima, Ana Patrícia Ricci

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.