O PROTAGONISMO DO ENFERMEIRO NA INSERÇÃO DE DIU UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO EM CAMPO GRANDE/MS ENTRE 2019 E 2023

Autores/as

  • Anaísis Araújo de Lima
  • Ana Patrícia Ricci

Palabras clave:

Métodos contraceptivos, DIU, Capacitação de enfermeiros, Residência multiprofissional, Enfermagem, Planejamento familiar

Resumen

O planejamento familiar é um direito garantido por lei e fundamental para que os indivíduos possam tomar decisões informadas sobre sua reprodução. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) desempenha papel crucial, oferecendo acesso a métodos contraceptivos, incluindo os Dispositivos Intrauterinos (DIUs), que são métodos reversíveis de longa duração (LARC) com alta eficácia. O DIU de cobre, por exemplo, tem validade de até 10 anos e eficácia de 99%. A inserção do DIU pode ser realizada tanto por médicos quanto por enfermeiros capacitados, uma prática regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), ampliando o acesso a esse método, especialmente em regiões com escassez de médicos.

Em Campo Grande (MS), programas de capacitação têm treinado enfermeiros para inserir DIUs, contribuindo para um aumento nas inserções, especialmente com a atuação dos enfermeiros residentes no projeto TEIAS. Esse estudo visa analisar a quantidade de inserções de DIUs realizadas por médicos e enfermeiros, destacando o papel fundamental dos enfermeiros e dos programas de residência na promoção do planejamento familiar na Atenção Primária à Saúde.

A pesquisa é quantitativa, baseada em dados secundários do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) entre os anos de 2019 e 2023. Os resultados mostram o impacto positivo da inserção de DIUs por enfermeiros no aumento do acesso a métodos contraceptivos, refletindo o avanço no planejamento reprodutivo no SUS.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-186

Publicado

2025-01-23

Cómo citar

de Lima, A. A., & Ricci, A. P. (2025). O PROTAGONISMO DO ENFERMEIRO NA INSERÇÃO DE DIU UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO EM CAMPO GRANDE/MS ENTRE 2019 E 2023. Seven Editora. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/6449