DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL AO AMBIENTE MAIS DINÂMICO E ENGAJADOR DA MATEMÁTICA

Autores/as

  • Fernando Henrique Tavares de Melo Rodrigues

Palabras clave:

Educação Ambiental, Ensino de Matemática, Interdisciplinaridade, Educação Básica, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Educação 4.0

Resumen

O presente estudo recomenda a integração da educação ambiental ao ensino de matemática nas instituições de educação básica. Essa metodologia de aprendizagem permite que os alunos vivenciem e experimentem os conceitos aprendidos em sala de aula, tornando o ambiente mais significativo, já que contribui para que o discente perceba a utilidade da matemática no contexto do mundo real. Para isso, foi apresentado um exemplo de atividade colaborativa que estimula a aprendizagem autodirigida, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências. Além disso, propôs-se que as escolas rompam com o modelo de ensino tradicional, adotando a interdisciplinaridade no ambiente escolar. A pesquisa bibliográfica e os estudos em websites revelaram que a aprendizagem colaborativa incentiva os alunos a exporem suas ideias e desenvolverem autonomia, especialmente quando as atividades escolares estão associadas ao contexto social do aluno. Conclui-se, portanto, que as instituições de ensino devem estabelecer a relação entre a matemática e as questões ambientais e sociais, contribuindo para a formação integral do estudante e incentivando-os a adotar práticas sustentáveis, com o objetivo de criar um futuro mais equilibrado.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.041-005

Publicado

2025-02-11

Cómo citar

Rodrigues, F. H. T. de M. (2025). DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL AO AMBIENTE MAIS DINÂMICO E ENGAJADOR DA MATEMÁTICA. Seven Editora, 59-68. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/6533