INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: IMPACTOS NO CLIMA ORGANIZACIONAL E NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores

  • Ana Katherine Silveira Pereira Caracas
  • Emanuelle Grace Kelly Santos de Oliveira
  • Fabíola Fernandes de Menezes
  • Fernanda Maria Diniz da Silva
  • Irene Mendes Fontes
  • Jeckson Rubens Macedo de Lima Pereira
  • José Maria Campos de Oliveira Neto
  • Luciana Abreu Silvestre Costa
  • Onete Raulino da Costa
  • Rickardo Léo Ramos Gomes
  • Roberto Augusto Caracas Neto
  • Sana Eteki Mboumena Mane

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Educação em tempo integral, Desenvolvimento Profissional, Gestão Educacional

Resumo

A inclusão digital tornou-se um elemento essencial na modernização dos processos educacionais, particularmente no contexto das escolas em tempo integral, onde a adoção de tecnologias pode impactar significativamente tanto o ambiente organizacional quanto o desenvolvimento profissional dos educadores. Nessa perspectiva, esta pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa, fundamental para investigações que buscam compreender fenômenos complexos e dinâmicos, como a inclusão digital na educação em tempo integral. O procedimento metodológico adotado foi uma revisão de literatura, a partir da análise e estudo de mais de 20 trabalhos científicos que subsidiaram toda a investigação. O objetivo geral deste estudo é analisar os impactos da inclusão digital na educação em tempo integral, com foco no clima organizacional e no desenvolvimento profissional de educadores e pessoal de recursos humanos. Para tanto, a pesquisa explorou as transformações no ambiente organizacional decorrentes da digitalização, bem como os desafios e oportunidades decorrentes da formação continuada de professores e o papel dos profissionais de recursos humanos na gestão da inclusão digital. Em síntese, este estudo destaca o papel crucial da inclusão digital como força motriz para mudanças no ambiente organizacional e progresso profissional em instituições de ensino em tempo integral. A efetividade da integração digital depende da implementação de políticas institucionais bem estruturadas, da formação continuada de professores e da gestão eficiente de recursos humanos, garantindo assim uma educação mais equitativa e alinhada com as demandas da sociedade contemporânea.

 DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.002-003

Publicado

2025-03-26

Como Citar

Caracas, A. K. S. P., de Oliveira, E. G. K. S., de Menezes, F. F., da Silva, F. M. D., Fontes, I. M., Pereira, J. R. M. de L., de Oliveira Neto, J. M. C., Costa, L. A. S., da Costa, O. R., Gomes, R. L. R., Caracas Neto, R. A., & Mane, S. E. M. (2025). INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: IMPACTOS NO CLIMA ORGANIZACIONAL E NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Seven Editora, 50-62. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/6863