REPENSANDO A GESTÃO ESCOLAR HOJE: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS
Palabras clave:
Avaliação Pós-Escolar, Processo ensino-aprendizagem, Gestão EscolarResumen
O objetivo precípuo desse estudo foi estabelecer a relação entre os dados educacionais de relatórios de avaliação e o cotidiano escolar, com vistas à melhora na qualidade do ensino. Com a análise documental foram encontradas informações sobre o grau de alcance dos objetivos estabelecidos nos currículos dos cursos e a adequação dos currículos ao perfil profissional conforme a área de atuação, bem como o grau de atendimento da formação oferecida nos cursos às necessidades do mercado de trabalho, no tocante ao desempenho de cargos e ao exercício de funções técnicas previstas em sua estrutura organizacional. A metodologia utilizada foi a qualitativa descritiva, a partir da seleção e análise documental de relatórios pedagógicos sobre os egressos de cursos profissionais de nível técnico e de cursos tecnológicos em nível de graduação e pós-graduação, de modo que as informações e dados contidos nessas fontes foram selecionados e organizados durante a pesquisa, com o fito de analisar qualitativamente a determinada perspectiva educacional, abrindo a possibilidade de quantificação dos dados acerca do desempenho profissional dos recém-formados. Os resultados foram posteriormente interpretados e analisados, à luz dos teóricos que compõem os referenciais bibliográficos dessa temática, como Zabala, Lück, Luckesi, Perrenoud, entre outros autores.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Adriano Rosa da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.