EDUCAÇÃO E ARTE – BUSCA DA LIBERDADE. UM ESTUDO DA AULA DO EDUCADOR JOEL MARTINS. A DISTÂNCIA DAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Palabras clave:
Liberdade, AutonomiaResumen
Trata-se este artigo de uma transcrição de uma aula intitulado Educação – Arte e a busca da liberdade, do professor Joel Martins em abril de 1990, no qual com maestria de bagagem de conhecimento esse renomado filósofo brasileiro, generosamente oferecia durante suas aulas na Pontifícia Universidade Católica, na PUC São Paulo. É, portanto, uma homenagem, de 35 anos deste texto escrito pelo Mestre Joel Martins. Inicia mostrando que a liberdade é uma questão dialética como algo incompleto que precisa completar-se, na superação dos obstáculos com que nos defrontamos. pontua a diferença entre liberdade e comportamento livre de responsabilidades, de autoridade e de obrigações. Ser livre é ser autônomo, ter escolhas diante de um mundo condicionado. Liberdade abrange transpor obstáculos, para possíveis escolhas de atividades – ausência de obstruções na estrada, na qual o homem decide andar. Apesar de ser tão almejada a liberdade, de ser tão importante ser livre, ela deixa, também, um vazio existencial por ser assumida como uma garantia, como tendo existência própria. E que mesmo liberdade estando ligado a prosperidade, superar os obstáculos, as limitações, sair da pobreza, mesmo assim, muitas pessoas não querem arriscar a ser livres, por ser assustador serem consideradas, na sociedade, como diferentes. Enfim, liberdade é saber habitar as regras do dever e do poder e isso nos leva a um poder da imaginação e um dever alertar para seu uso.
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