FÍSICA DE PARTÍCULAS NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE OS MATERIAIS DIDÁTICOS

Autores

  • Girleide Araujo do Nascimento
  • Jarbas Cordeiro Sampaio

Palavras-chave:

Física de partículas, Ensino médio, Jogos educativos

Resumo

A física de partículas está cada vez mais presente no dia a dia, através de teorias e aplicações. Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem da Física de Partículas em jogos educativos utilizados no ensino médio. A pesquisa foi conduzida por meio de uma metodologia qualitativa, focando na análise bibliográfica dos materiais selecionados. Os resultados mostram que, apesar dos livros didáticos apresentarem uma abordagem limitada sobre a Física de Partículas, com poucas informações que contextualizam a importância desse campo da física no currículo escolar, em contrapartida, os jogos educativos mostram ferramentas eficazes para a promoção da aprendizagem, proporcionando uma interação mais dinâmica e estimulante para os alunos. Percebe-se que, os jogos educativos oferecem um suporte significativo, contribuindo para um aprendizado mais eficaz e engajado dos estudantes.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.018-014 

Publicado

2025-05-06

Como Citar

do Nascimento, G. A., & Sampaio, J. C. (2025). FÍSICA DE PARTÍCULAS NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE OS MATERIAIS DIDÁTICOS. Seven Editora, 183-204. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7051