REFERENCIAL HISTÓRICO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MEME ACERCA DA VOLTA ÀS AULAS “PÓS-PANDEMIA”

Autores

  • Nádia Dolores Fernandes Biavati
  • Lavínia Marques Magalhães de Oliveira

Palavras-chave:

Memes, Semântica, Enunciação, Acontecimento, Pós-pandemia

Resumo

O objetivo geral do trabalho é investigar, sob o viés semântico-enunciativo, os memes que circularam no ano de 2022, que tomamos, aqui, como “pós-pandemia”, uma vez que o número de óbitos e de contágio pela Covid-19 têm apresentado considerável queda[1]. Nesse sentido, concentra-se na análise enunciativa que trata das condições de funcionamento dos memes sobre a volta às aulas. Apontam-se, em análise, pelo viés enunciativo, aspectos que indicam o referencial do cuidado na formação dos enunciados corroborados pela linguagem verbal. Percebe-se, assim, que o referencial histórico do meme recupera o memorável da pandemia que se dá em produção de sentidos em articulações internominais ancoradas no referencial do medo e da vigília.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.029-066

[1] Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/brasil-fecha-segundo-mes-com-menores-registros-semanais-de-srag. Acesso em: 18 out. 2022.

Downloads

Publicado

2025-05-07

Como Citar

Biavati, N. D. F., & de Oliveira, L. M. M. (2025). REFERENCIAL HISTÓRICO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MEME ACERCA DA VOLTA ÀS AULAS “PÓS-PANDEMIA”. Seven Editora, 1094-1106. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7054