CICLO DO CONTATO EM GESTALT-TERAPIA

Autores/as

  • Dulcylene Barros de Assunção
  • Rose Cléia Maria Barros Mendes
  • Simone Rodrigues Pimentel

Palabras clave:

Gestalt-terapia, Ciclo de contato, Consciência e autenticidade, Relação pessoa-ambiente

Resumen

Na Gestalt-terapia, o ciclo de contato é fundamental por representar o processo contínuo de conexão da pessoa consigo mesma e com o mundo. Ele descreve fases como sensação, consciência, mobilização, ação, contato, satisfação e retirada, permitindo identificar onde ocorrem bloqueios ou interrupções.

O ciclo de contato é essencial na Gestalt-terapia porque representa o movimento natural de interação entre a pessoa e o ambiente, permitindo que as necessidades sejam reconhecidas, expressas e satisfeitas de forma consciente e autêntica.

Compreender o ciclo de contato é essencial para promover a presença, favorecer o reconhecimento das próprias necessidades e cultivar respostas autênticas às situações do dia a dia. Quando esse ciclo se desenvolve de forma saudável, a pessoa se torna mais consciente, integrada e preparada para enfrentar seus desafios com equilíbrio e criatividade.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.029-073

Publicado

2025-05-19

Cómo citar

de Assunção, D. B., Mendes, R. C. M. B., & Pimentel, S. R. (2025). CICLO DO CONTATO EM GESTALT-TERAPIA. Seven Editora, 1195-1211. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7151