SUSTENTABILIDADE NA SAÚDE MENTAL

Autores/as

  • Jaine Loide Toledo Candido Luiz
  • Annibal Scavarda
  • Flávio Vaz Machado

Palabras clave:

Sustentabilidade, Saúde mental, Espaços verdes urbanos, Bem-estar psicológico

Resumen

Além da mera exposição à natureza, práticas sustentáveis como jardinagem e agricultura urbana também são importantes para a saúde mental, proporcionando sensação de conexão e bem-estar, como oferecido por Clatworthy et al. (2013). A tecnologia também tem sido utilizada para investigar essa relação, com Bakolis et al. (2018) mostrando associações positivas entre características naturais urbanas. Crianças e adolescentes são especialmente beneficiados pela interação com a natureza, com impactos em aspectos como bem-estar emocional e atenção, de acordo com Tillmann et al. (2018). Outros estudos, como o de Bratman et al. (2019), propõem integrar experiências com a natureza no plano.

Pesquisas mais recentes, como a de Ningtyas et al. (2023), confirmam que uma maior exposição à natureza reduz o estresse, a ansiedade e a depressão. Milenović et al. (2018) reforçam que até mesmo interações de curto prazo com a natureza podem ter efeitos positivos. Esses achados apontam para a importância de incorporar elementos naturais e práticas sustentáveis na vida urbana para melhorar a saúde mental em uma sociedade.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.020-012 

Publicado

2025-05-21

Cómo citar

Luiz, J. L. T. C., Scavarda, A., & Machado, F. V. (2025). SUSTENTABILIDADE NA SAÚDE MENTAL. Seven Editora, 145-151. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7186