PREVALÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA DOS ANOS INICIAIS E FINAIS
Palabras clave:
Student Health, Psychological Exhaustion, Physical TherapyResumen
Introdução: A Síndrome de Burnout (SB) é um distúrbio emocional causado por estresse extremo no trabalho e caracterizado por exaustão, despersonalização e sensação de incompetência. A SB é cada vez mais observada em acadêmicos de ensino superior, especialmente na área da saúde, devido às altas exigências curriculares e ao contato com pacientes. Objetivo: Analisar a prevalência da Síndrome de Burnout entre acadêmicos de anos iniciais e finais do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Métodos: Estudo transversal, onde foram recrutados 102 estudantes do 2° ao 8° período do curso de Fisioterapia. Por meio do questionário Maslach Burnout Inventory Student Survey (MBI-SS), foi analisada a sugestão à síndrome entre os acadêmicos. Resultados: A Síndrome de Burnout se mostrou mais evidente entre os anos iniciais do curso, e a dimensão Exaustão Emocional (EE) foi a mais prevalente entre os alunos de todos os anos. A maior taxa de resposta se deu entre os anos iniciais, e a maioria dos voluntários pertenciam ao sexo feminino. Considerações finais: Foi possível observar que os alunos dos anos iniciais foram mais sugestivos à Síndrome de Burnout quando comparados com os anos finais. Contudo, os resultados mostram a necessidade de se atentar à saúde mental dos acadêmicos, desde os primeiros anos do curso.
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Derechos de autor 2024 Elisa Fernanda de Oliveira Bueno, Larissa Maria Rodrigues Luiz, Camila Costa de Araujo Pellizzari, Joyce Karla Machado da Silva

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