PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO COM AS MULHERES NO MERCADO MUSICAL

Autores

  • Ramon Schnayder de França Filgueiras D´Amorim
  • Ricardo Moreira da Silva
  • Josilene Aires Moreira

Palavras-chave:

Mulheres na Música, Mercado Musical, Discriminação e Preconceito

Resumo

O estudo partiu da necessidade de ouvir as vozes das mulheres e como elas registram, como desfrutam da almejada autonomia, liberdade e igualdade, se submetendo, na maioria das vezes, ao poder masculino. Considera-se que analisar a cena musical paraibana como um espaço historicamente marcado pela predominância masculina, na qual é visível que homens e mulheres não possuem iguais oportunidades de participação. Este estudo teve como objetivo analisar a participação das mulheres artistas no mercado musical da Paraíba, revelando um cenário ainda marcado por desigualdades de gênero. O escopo teórico esteve fundamentado nos estudos que refletem sobre a música, como manifestação cultural das mais próximas do cotidiano e como pode ser diretamente afetada por determinações que afirmam ou contestam modelos e costumes vigentes em um dado momento histórico, corroborando para a compreensão do fator gênero e orientação sexual e como podem ser expressos na produção musical de homens e mulheres. A metodologia utilizada foi pautada na análise de conteúdo de respostas abertas em entrevista estruturada, com apoio da utilização da Escala de Likert. Os resultados demostraram que a discriminação e o preconceito, o acesso ao financiamento e o apoio para o registro de obras, têm alimentado a luta por direitos e por reconhecimento e vêm ganhando espaço no Brasil e na Paraíba, diminuindo desvantagens das mulheres tanto na cena social, quanto na cena musical. A pesquisa apontou que as mulheres ainda têm que lidar com obstáculos internos e externos às suas carreiras, conciliando responsabilidades familiares com a busca de saídas criativas diversas, para enriquecer suas jornadas artísticas.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.029-052

Publicado

2025-08-21

Como Citar

D´Amorim, R. S. de F. F., da Silva, R. M., & Moreira, J. A. . (2025). PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO COM AS MULHERES NO MERCADO MUSICAL. Seven Editora, 890-902. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7836