Autódromo geográfico: O uso de jogos como motivador da aprendizagem

Autores

  • Monique Godoi Gomes Lescura
  • Iara Diniz de Souza
  • Maiane Mara dos Santos
  • Carlos Alberto Moreira dos Santos
  • Estaner Claro Romão

Palavras-chave:

Autódromo, Jogos pedagógicos, Ensino fundamental, Gamificação

Resumo

Os jogos didáticos são ferramentas que promovem aprendizagem ativa em sala de aula, despertando no educando várias habilidades como raciocínio matemático, desenvolvimento afetivo, físico-motor e autonomia. O referido trabalho tem como objetivo promover por meio do jogo autódromo uma revisão dos conceitos geográficos referentes a  Globalização, Problemas Ambientais e Industrialização. A pesquisa é caracterizada por um estudo de caso de cunho qualitativo sobre a aplicação do jogo autódromo como estratégia didática motivadora da aprendizagem. Foi desenvolvido com 20 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola pública municipal situada no interior do Estado de São Paulo. Após a comparação entre os pré-teste e pós-teste nota-se claramente um resultado positivo e uma clara sensação de que os alunos apresentaram um aumento significativo na aprendizagem.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-048

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Publicado

2023-05-15

Como Citar

Lescura, M. G. G., Souza, I. D. de, Santos, M. M. dos, Santos, C. A. M. dos, & Romão, E. C. (2023). Autódromo geográfico: O uso de jogos como motivador da aprendizagem. Seven Editora, 678-688. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/1335