A educação ambiental na odontologia: As percepções sobre o mercúrio no amálgama dentário e seus malefícios
Palavras-chave:
Amalgam, Environmental Education, Harm, Mercury, DentistryResumo
Esta pesquisa científica versa sobre os malefícios e riscos do Mercúrio, encontrado em restaurações dentárias de amálgama feitas em atividades odontológicas. Teve como objetivo responder à questão norteadora: quais são os malefícios do componente Mercúrio existente no amálgama dentário com vistas aos meios acadêmico-laboral e ambiente natural? O objetivo geral foi analisar, junto aos discentes de Odontologia, as percepções que eles têm sobre a temática ambiental e suas ações nos ambientes. A partir da abordagem qualitativa interpretativa, a metodologia utilizada foi a busca de publicações nas seguintes plataformas: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Google Acadêmico, Plataformas Scielo etc, sem obedecer a um período de tempo específico. Além disso, também foram utilizadas, no formulário do Google Forms, para estudantes que cursam do 2º período para cima, a Escala Likert, as Técnicas de Associação Livre de Palavras e a Análise de Conteúdo. Houve algumas inconsistências nas respostas dos estudantes, como por exemplo: não souberam responder como trabalhar com o amálgama dentário sem poluir. Concluímos que há desafios dos discentes e professores, no sentido de que a metodologia utilizada em sala de aula, seja objetivada como inovadora, de parâmetro a Educação Ambiental. Ademais, é necessário que a comunidade da instituição escolar pense em ecossistemas que envolvam ações empreendedoras que vão ao encontro da conscientização dos profissionais que ensinam e dos que aprendem, tal que seja possível o diálogo entre o ensino e a aprendizagem e, o desenvolvimento de criar um “ambiente agradável”.
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Copyright (c) 2023 Júlia Rangel de Souza Pereira, Vera Lúcia Rangel de Souza

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